Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Muitas nuvens sobre o Brasil: chuva aumenta no AM e na Região Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

O calor e a alta umidade favorecem a formação de nuvens carregadas em grande parte da Região Norte e Centro-Oeste, enquanto a circulação de ventos úmidos é responsável por isso no Sudeste, na costa norte e leste do Nordeste e no Sul do país. Bastante chuva é prevista para o Amazonas, Rondônia, nordeste do Espírito Santo e no Triângulo Mineiro. O dia será ensolarado em boa parte de Minas Gerais, no interior nordestino, no norte de Goiás e entre a metade sul do Amapá e o norte do Pará. 


Previsão do tempo para 15/10/23 - Domingo


Região Sul


Instabilidades associadas à circulação de ventos favorecem a formação de nuvens carregadas no Sul do país neste domingo. A previsão é de dia nublado e mais chuvoso no litoral paranaense e no Vale do Itajaí, sol e chuva rápida no norte do Paraná, demais regiões de Santa Catarina e na região de Uruguaiana, enquanto pancadas de chuva de até forte intensidade são previstas entre a tarde e à noite no sudoeste paranaense. O norte do Rio Grande do Sul tem dia nublado e com chuva a qualquer momento, por outro lado, na região sul gaúcha o sol brilha forte e não chove. 


Região Sudeste


Tempo firme e bastante sol na região norte, leste e centro-leste mineira, incluindo a Grande BH, oeste capixaba e litoral fluminense, enquanto o dia é chuvoso no litoral sul de São Paulo e no litoral do Espírito Santo, incluindo a Grande Vitória. Também chove em forma de pancadas de chuva nas demais regiões paulistas, no Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais e região centro-oeste mineira, sendo pontualmente fortes e acompanhadas por trovoadas. A previsão é de garoa na faixa oeste do Rio De Janeiro


Região Centro-Oeste


Dia ensolarado e quente no oeste e sudoeste do Mato Grosso do Sul e no norte de Goiás, nessas áreas a umidade do ar é mais baixa e pode ficar em torno de 30%. Pancadas de chuva isoladas e mal distribuídas ocorrem nas demais regiões e são associadas ao calor e alta umidade. Essas pancadas são acompanhadas por trovoadas e podem ocorrer pontualmente fortes.  


Região Nordeste


A circulação de ventos na alta atmosfera favorece um domingo mais nublado e com previsão de chuva na região central, centro-norte e oeste piauiense e na faixa central do Maranhão. Chove fraco e de forma isolada, sem gerar acumulados expressivos. No Ceará, chuva apenas pela manhã, no período da tarde o céu abre e o sol brilha forte. A incursão de ventos úmidos do oceano favorecem a chuva em toda a costa leste com até moderada intensidade. O interior nordestino permanece com tempo firme e seco, alerta para focos de queimadas. 

 

Região Norte


O calor e alta umidade da Região favorecem a ocorrência de fortes pancadas de chuva no Amazonas, Rondônia e Roraima, nessas áreas os acumulados são expressivos. No Acre, norte do Amapá e em boa parte do Tocantins e do Pará, a chuva é mais isolada e mal distribuída, mas mesmo assim ocorre com até forte intensidade. O tempo é estável e quente no norte do Pará, leste do Tocantins e nas demais regiões do Amapá. 

 

GettyImages-1629821987

Foto: Getty Images


Alertas meteorológicos 


Atenção para rajadas de vento entre 50 e 70 km/h na costa gaúcha e entre 50 e 60 km/h no interior nordestino, no Triângulo Mineiro e oeste de Minas Gerais, norte e litoral norte de São Paulo, litoral sul do Rio de Janeiro, em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul.


Alerta para temporais e rajadas de vento no oeste do Amazonas.


Atenção para chuva moderada a forte, raios e rajadas de vento entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná, entre o Vale do Itajaí e o litoral norte de São Paulo, entre o norte paulista e o Triângulo Mineiro, entre a costa do Espírito Santo, da Bahia e do Alagoas, no sul do Pará, Rondônia, Roraima, leste do Acre, oeste do Tocantins e no Amazonas. 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias