Oferecido por
A onda de calor que vem atuando sobre parte do interior do Brasil esta semana, tem elevado as temperaturas especialmente na Região Centro-Oeste. A quarta-feira com recorde de calor nas capitais Cuiabá e Campo Grande.
Várias áreas de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul e de Goiás registraram mais de 40°C nesta quarta-feira, 18 de outubro, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O norte de Minas Gerais, o Tocantins e o interior da Bahia também registraram temperaturas em torno dos 40°C.
Esta onda de calor continua a atuar sobre parte do Brasil até o começo da próxima semana. Nesta quinta-feira, o calor acima dos 40°C deve ocorrer novamente no Centro-Oeste, na Bahia, no Tocantins e com chance também no interior do Piauí, do Ceará e do Maranhão.
Onda de calor eleva temperatura no Brasil (Foto: Getty Images)
6 maiores temperaturas registradas no Brasil em 18/10/23 (Inmet)
42,6°C em Cuiabá/MT
41,2°C em Coxim/MS, Santo Antônio do Leverger/MT, Rondonópolis/MT
41,1°C em Gaúcha do Norte/MT
41,0°C em Porto Estrela/MT
40,6°C em Miranda/MS, Aragarças/GO
40,5°C em Diamantino/MT, Formoso do Araguaia/TO, Água Clara/MS
Novo recorde de calor em Cuiabá
Cuiabá tem novo recorde de calor. A onda de calor que se instala sobre o Centro-Oeste elevou um pouco mais as temperaturas em Mato Grosso nesta quarta-feira. Com 42,6°C de temperatura máxima, Cuiabá estabeleceu seu novo recorde de calor para o ano de 2023, pela medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior de calor para este ano era de 42,0°C em 25 de setembro e em 17 de outubro de 2023
Novo recorde de calor em Campo Grande
Com 37,8°C, Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul estabeleceu o novo recorde de calor para o ano de 2023. A temperatura foi registrada às 15 horas, hora de Brasília, da tarde desta quarta-feira, 18 de outubro, pelo Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde de calor anterior era de 37,6°C , no dia 22 de setembro.