Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sul do Brasil ainda pode ter chuva forte nesta sexta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul continua emitindo alertas especiais para inundação em municípios da fronteira oeste do estado, por causa do novo processo de cheia do rio Uruguai.

 

Este novo pico é consequência do grande volume de chuva que caiu no fim da primeira quinzena de outubro sobre a parte do rio Uruguai que faz a divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. 

 

A nova onda de enchente está se espalhando agora pelo rio Uruguai, na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina.

 

 

Cidade de São Borja, às margens do rio Uruguai, alagada pela cheia do rio (Foto: Stefano, SEMA/RS)

 

 

Risco de temporal nesta sexta 

Áreas de de instabilidade continuam sobre o Sul do Brasil nesta sexta-feira, 20 de outubro, e provocam mais chuva sobre todos os estados.  Só não deve chover na parte centro-sul e leste do Rio Grande do Sul. 

 

Há risco de temporais nesta sexta-feira no noroeste do Rio Grande do Sul,  no  centro-oeste de Santa Catarina e no centro-oeste e sul do Paraná.

 

 

Risco de temporais no Sul do Brasil para 20/10/23 (Fonte: Climatempo)

 

Chuva dá pequena trégua no fim de semana

 

No fim de semana a chuva dará uma trégua ao sul do país, pequena e parcial ao sul do Brasil.

 

O sol vai predominar durante o sábado em praticamente toda a região sul. Tem previsão de chuva fraca para o Vale do Itajaí, litoral de Santa Catarina, para o litoral do Paraná, e a região da grande Curitiba pode ter Garoa.

 

Durante o domingo, 22 de outubro, o sol predomina sobre o Paraná e também sobre Santa Catarina,  havendo previsão de chuva leve apenas para o litoral do, para  o Vale do Itajaí, região da Grande Florianópolis e o litoral norte de Santa Catarina.

 

Mas no domingo, a chuva retorna forte sobre o Rio Grande do Sul. Na maior parte do estado, as pancadas de chuva com raios devem ocorrer à tarde e à noite, mas as áreas de fronteira com o Uruguai poderão ter pancadas de chuva já na madrugada ou pela manhã.

 

Durante a segunda-feira, as pancadas de chuva vão retornar também para Santa Catarina e sobre o Paraná

 

 

Alertas de inundação


Pedro Camargo, hidrólogo que atua junto à Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, como parte de apoio à Defesa Civil do estado que explica que “temos cheias menos intensas nos rios Jacuí, Taquari e Caí. Porém a maior cheia em resposta aos grandes volumes precipitados durante os últimos dias é no rio Uruguai, que está acima da cota de inundação em praticamente todas as estações em seu curso.”

 

Em Porto Mauá, o rio segue em elevação acima do pico atingido no dia 9 de outubro e essa nova elevação já começa a ser verificada em São Borja.


A prefeitura de São Borja, que fica às margens do rio Uruguai, decretou situação de emergência devido a este novo pico de cheia.

 

As fortes chuvas também provocaram bloqueios de estradas rurais danificando vários trechos. Há locais interditados e problemas para chegar até a sede do município e a outras comunidades do interior como; Santa Luzia, Estiva, Manuã e Salso Sarandi.


Confira os alertas atuais


Alerta inundação: rio Uruguai acima da cota de inundação e em elevação de Garruchos a Uruguaiana. Válido por 24h. 

 

 

Alerta para inundação no rio Uruguai até 20/10/23 (Fonte: Defesa Civil do RS)

 

Alerta inundação: rio Uruguai acima da cota de inundação e em elevação a partir de Porto Mauá. Válido por 24h.

 

Alerta para inundação no rio Uruguai/ porto Mauá (Fonte: SEMA/RS)

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias