Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

PERIGO: outubro termina com mais chuva no Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

 

Uma área de baixa pressão e o forte fluxo de calor e umidade do norte do país favorecem o retorno dos temporais neste último final de semana de outubro no Sul do país. Cidades do grande oeste de Santa Catarina, áreas do sul, oeste e noroeste do Paraná e parte do norte e Região Serrana do Rio Grande do Sul, ficam em alerta para temporais.  Há risco, pelo menos até a madrugada do domingo (29), para chuva abrangente e persistente, por vezes muito intensa, resultando em altos volumes num curto período de tempo.

 

A Defesa Civil de Santa Catarina, emitiu um alerta para os temporais, válido, até o domingo (29). Nas áreas em vermelho do mapa os acumulados ficam entre 120 e 200 mm, com valores acima, especialmente no Extremo Oeste catarinense. Nas áreas em laranja os volumes variam entre 70 e 120 mm. Em todas as regiões, podem ser observados pontuais acima dos valores previstos.

 

Capturar-38

 Risco MUITO ALTO nas áreas em vermelho e ALTO nas áreas em laranja para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações.

 

No estado gaúcho, os temporais isolados com risco de raios e potencial para granizo podem ocorrer ao longo do sábado (28), sobretudo na metade norte do Rio Grande do Sul, parte da Campanha e áreas do nordeste gaúcho. A chuva volumosa persiste no noroeste, norte e na Região Serrana ao longo do dia com alto risco de transtornos. Os acumulados ficarão em torno dos 150 e 200 mm/dia, podendo passar pontualmente
nas áreas próximas à divisa com Santa Catarina, segundo informações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

 

Captura de tela 2023-10-27 103107

Os acumulados poderão variar entre 150 e 250 mm sobre o Noroeste, Norte e parte da Serra gaúcha,

 

Ao longo do domingo (29), há condição para chuva fraca a moderada na metade norte, com os acumulados variando entre 5 e 15 mm/dia. Nas demais regiões, o tempo permanece estável com sol entre nuvens.

 

A situação também é grave para o estado do Paraná. A semana termina com chuva volumosa e persistente, especialmente nas cidades do oeste, sul e sudoeste paranaense. Estas regiões, entre este final de semana e o começo da próxima, podem ter acumulados em torno de 200 a 300mm - até o dia 1 de novembro. A persistência da chuva pode acarretar transtornos! Além da chuva, são previstas rajadas de vento fortes, podendo atingir 60 a 80 km/h. Na capital Curitiba, entre esta sexta-feira (27) e até a quarta-feira, 1 de novembro, são esperados acumulados em torno de 157mm; no litoral do Paraná, os acumulados podem chegar até 165mm - no mesmo período.

 

Confira abaixo o acumulado de chuva para o período de 27 de outubro ao dia 1 de novembro de 2023

Imagem do WhatsApp de 2023-10-27 à(s) 10.20.26_69b15a5c

Chuva acumulada de 27/10 a 01/11/2023

 

Última segunda do mês com nova frente fria

 

A tendência é de MAIS chuva no decorrer da segunda-feira (30), desde áreas do centro-norte do Rio Grande do Sul ao estado do Paraná. Novamente, com alerta para transtornos e temporais com eventual queda de granizo e ventos fortes, devido ao avanço de uma frente fria.

 

A Climatempo ALERTA para o risco MUITO ALTO de transtornos como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações, além de ocorrências associadas aos temporais, como destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias