Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sol predomina no Sul e vento enfraquece

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

O ciclone extratropical que se formou entre os 2 e 3 de novembro de 2023, no litoral do Rio Grande do Sul, deslocou-se um pouco mais para alto mar, mas ainda provocou fortes rajadas de Vento neste sábado, 4, em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 

Neste domingo, 5 de novembro, o ciclone extratropical se afasta ainda mais em alto-mar diminuindo sua influência no Brasil. O vento enfraquece bastante no Sul do Brasil, mas o mar segue agitado. 

 

Há risco de ressaca neste domingo em todo litoral da Região Sul, no litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro. As ondas devem ficar entre 2,5m e 3,5m. 

 

Sol predomina

 

O ar frio de origem polar entrou no Sul do Brasil deixando o ar mais seco e frio. Isto inibe o crescimento de nuvens carregadas por alguns dias. 

 

O sol e o tempo seco predominam sobre o Sul do Brasil neste domingo e também na segunda-feira. Até lá, o tempo fica firme e sem risco de chuva. O domingo amanhece frio, de forma atípica para esta época do ano.

 

Na terça-feira, 7 de novembro, o sol também vai aparecer com força no Sul do Brasil, mas algumas pancadas de chuva voltam a ocorrer a partir da tarde no oeste do Rio Grande do Sul, na fronteira com a Argentina.

 

Uma nova frente fria avança sobre o Sul do Brasil na quarta-feira e as pancadas de chuva voltam a ocorrer em todos os estados.

 

 

Vento de quase 110 km/h 

 

Na animação de imagens de satélite, o ciclone extratropical pode ser visto como o conjunto de nuvens que gira no sentido horário sobre o mar, na costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 

Ciclone extra 4-5 nov 2023 - animação

Ciclone extratropical pode ser visto como o conjunto de nuvens girando no sentido horário, na costa da Região Sul

 

Na região serrana catarinense, as rajadas de vento passaram um pouco dos 100 km/h. No litoral sul gaúcho e também em áreas do litoral de Santa Catarina , as rajadas de vento se aproximaram dos 80 km por hora.


Confira as rajadas de vento mais intensas na Região Sul do Brasil em 4/11/23, registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia.


Bom Jardim da Serra/ morro da Igreja (SC): várias rajadas de vento entre 66 km/h e 107 km/h, entre 7 h e 16 h, com picos de 107 km/h, entre 6 e 7h, 97 km/h, entre 8h e 9h, 96 km/h entre 7 e 8 horas, 91 km/h entre 9h e 10h.


Laguna/farol de Santa Marta(SC): várias rajadas de Vento entre 66 km/h e 80 km/h, com pico de 80 km/h entre 12h e 13h


Santa Vitória do Palmar/ Chuí (RS): várias rajadas de vento entre 60km/h e 78km/h, pico de 78km/h entre 10h e 11h.


Pelotas/Capão do Leão (RS): várias rajadas de vento entre 50 km/h e 75 km/h, com pico de 75 km/h entre 5h e 6h

 

Urupema/Morro de Urupema (SC): 75 km/h às 10h

 

Siderópolis (SC): 73 km/h às 12h


Tramandaí (RS): várias rajadas de vento entre 55 e 72 km por hora, pico de 72 km/h, entre 8h e 9 h


Canguçu (RS): máximo de 67 km/hora, entre duas e três


Cambará do Sul (RS): máximo de 65 km/h, entre 12h e 13h


Rio Grande (RS): máximo de 63 km/h, entre 12h e 13h e entre 13h e 14h


Indaial (SC): máximo de 61 km, entre 10h e 11h e entre 11h e 12h

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias