Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Brasil tem muito sol e pouca chuva nesta sexta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

8 min de leitura

Oferecido por

Uma frente fria avança até o litoral do Rio De Janeiro, mas já se afastando em alto-mar. Esta frente fria é fraca e não tem força para causar grandes alterações no tempo e nem causar queda da temperatura acentuada no Sudeste.

 

Um sistema de alta pressão atmosférica ganha força sobre o Sudeste e o Centro-Oeste reduzindo a umidade e as condições para chuva.

 

Ventos quentes vindos do Norte para o extremo sul do Brasil intensificam uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai, que vai estimular mais nebulosidade e chuva sobre a Região Sul 

 

O ar quente e úmido predomina sobre o Norte do Brasil estimulando a formação de nuvens carregadas.

 

Um vórtice ciclônico em altos níveis da atmosfera (VCAN), ganha força sobre o Nordeste reduzindo a nebulosidade e as condições para chuva.

 

 

Brasil tem muito sol e pouca chuva nesta sexta (Foto: Getty Images)

 


Previsão do tempo para o Brasil para 10/11/2023 - sexta-feira

 


Região Sul

 

Novas áreas de instabilidade se espalham sobre a Região Sul do Brasil aumentando a nebulosidade e as condições para a chuva em todos os estados.

No centro e sul do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Santa Maria Uruguaiana e Bagé, chove várias vezes ao longo do dia e a chuva pode ser volumosa.

 

Nas outras áreas do Rio Grande do Sul, no interior de Santa Catarina e no interior do Paraná, o sol aparece sempre junto de algumas nuvens e ocorrem pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte.

 

No leste de Santa Catarina, incluindo a região do Vale do Itajaí e de Florianópolis, o sol aparece entre muitas nuvens e ocorrem algumas pancadas de chuva, com pouca intensidade. O leste do Paraná tem períodos de sol entre muitas nuvens e um pouco de chuva à noite.

 


Região Sudeste 

 

O ar quente e seco ganha força sobre a Região Sudeste do Brasil, enquanto uma frente fria passa pelo litoral do Rio de Janeiro, já se afastando em alto mar.

 

Em todo o Espírito Santo, no norte do estado do Rio de Janeiro, em quase todas as áreas de Minas Gerais e também no centro-oeste e norte do estado de São Paulo, esta sexta-feira é com muito sol e calor. Algumas nuvens se formam, mas não há expectativa de chuva.

 

Por causa da passagem de uma frente fria, o sul e o leste do estado de São Paulo,  a região da Zona da Mata mineira, o extremo sul do Sul de Minas e também o centro sul do Rio de Janeiro, terão sol ao longo do dia, mas algumas pancadas de chuva ocorrem especialmente à tarde e em parte da noite. Apesar da previsão de pancadas de chuva nestas áreas, não há nenhum alerta especial.

 


Região Centro-Oeste

 

O ar quente seco está ganhando força sobre a Região Centro-Oeste do Brasil e já diminui a umidade e as condições para a chuva nesta sexta-feira.

 

A previsão é de um dia com sol forte e muito calor em todo Centro-Oeste do país. Algumas poucas pancadas de chuva devem ocorrer à tarde e à noite no norte noroeste de Mato Grosso e no oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Essas pancadas de chuva podem ser com raios, mas com curta duração.

 

O calor começa a aumentar na Região Centro-Oeste e a previsão é de temperaturas em torno dos 40°C em vários locais de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.

 

Campo Grande e Cuiabá ficam entre as cinco capitais mais quentes do país nesta sexta-feira.

 


Região Nordeste

 

Um vórtice ciclônico de altos níveis está avançando sobre a Região Nordeste do Brasil, reduzindo as condições para a chuva.

 

A previsão para esta sexta-feira é de sol forte e algumas nuvens em todos os estados da do Nordeste.

 

Há previsão de algumas pancadas de chuva com raios no interior do Maranhão, em Teresina e no extremo oeste do Piauí, na divisa com o Maranhão.

No sul e leste da Bahia, em toda a faixa litorânea, no Agreste e na Zona da Mata, de Alagoas até o Maranhão, ocorrem pancadas de chuva nesta sexta-feira, mas de pouca intensidade e o sol aparece o dia todo.

 

Temperaturas bastante em torno de 40°C podem ocorrer em áreas do oeste da Bahia, no interior do Piauí e do Maranhão

 


Região Norte

O ar quente e úmido predomina sobre a Região Norte do Brasil estimulando a formação de nuvens carregadas em todos os estados.

 

Na maior parte do Tocantins, o sol forte e o tempo seco predominam nesta sexta-feira. Só há previsão de algumas pancadas de chuva no norte do estado, a partir da tarde.

 

No Pará e no Amapá, o sol também fica forte ao longo do dia e as pancadas de chuva ocorrem de forma bastante isolada à tarde e à noite.

 

Já nos estados de Roraima, Amazonas, no Acre e em Rondônia, as pancadas de chuvas serão mais frequentes e ocorrem a qualquer hora. O sol aparece nestes estados, mas sempre junto de muitas nuvens.

 


Alertas meteorológicos para sexta-feira 10/11/2013

 

Atenção: uma onda de calor está se instalando sobre o Brasil e vai elevar muito a temperatura em grande parte do país nos próximos dias. O calor intenso se inicia no fim da semana de 11 e 12 de novembro e deve se intensificar no decorrer da semana do feriado de 15 de novembro de 2023. Esta será a quarta onda de calor que o Brasil vive no segundo semestre deste ano. Fique atento às atualizações da Climatempo sobre esta onda de calor.

 

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Porto Velho e Rio Branco

 

Alerta para temporais, com rajadas de ventos de até 80 km/h no centro e sul do Rio Grande do Sul, no Planalto Sul e Planalto norte de Santa Catarina

 

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento de até 70 km/h no oeste, norte e nordeste do Rio Grande do Sul, no centro-oeste e sul de Santa Catarina, no centro e Sul do Paraná, em Rondônia, no Acre, no centro, sul e norte do Amazonas e no centro-oeste de Roraima.

 

Atenção para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 21 e 30%,no centro-oeste e norte de São Paulo, no centro, leste e norte de Mato Grosso do Sul, no sul, centro e leste de Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, no sul e leste do Tocantins, no interior da Bahia, nas áreas de sertão do Nordeste, no leste e extremo sul do Piauí, em praticamente todas as áreas de Minas Gerais, exceto na Zona da Mata mineira.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias