Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Próximos dias Centro-Oeste:Calor persistente e a virada no tempo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

 

O coração do Brasil, o Centro-Oeste, está enfrentando uma dupla adversidade com as elevadas temperaturas e a persistência das queimadas. Uma onda de calor, anunciada há dias, elevou as temperaturas a níveis significativos, ultrapassando os 40ºC em diversas cidades de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em 14/11, os termômetros registraram 43,3°C em Corumbá/MS, 42,3°C em São Romão/MS, 41,3°C em Água Clara/MS, e Cuiabá/MT alcançou 40,4°C, estabelecendo-se como a capital mais quente do país.

 

Desafios no Pulmão Verde - Pantanal

 

O Pantanal, um dos maiores biomas úmidos do mundo, enfrenta outra temporada de incêndios devastadores em 2023. Até novembro, aproximadamente 947.025 hectares foram consumidos pelo fogo. Além das queimadas criminosas, fatores meteorológicos como as altas temperaturas e as chuvas com raios contribuem para a propagação acelerada dos incêndios.

 

Previsão Meteorológica 

 

Quinta-feira: Sol predominante em todas as regiões, com previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite em grande parte do Centro-Oeste. No extremo norte do Mato Grosso do Sul e oeste do Mato Grosso, além da faixa extremo noroeste, não há previsão de chuva. As temperaturas variam, com Campo Grande registrando mínima de 27ºC e máxima de 38ºC, Cuiabá com mínima de 29ºC e máxima de 43ºC, Goiânia com mínima de 23ºC e máxima de 38ºC, e Distrito Federal com mínima de 22ºC e máxima de 35ºC.


Sexta-feira: As temperaturas permanecem elevadas, com umidade favorecendo pancadas de chuva em várias áreas, exceto no extremo oeste do Mato Grosso do Sul, oeste do Mato Grosso e no sul de Goiás. Campo Grande registra mínima de 28ºC e máxima de 40ºC, Cuiabá com mínima de 29ºC e máxima de 41ºC, Goiânia com mínima de 24ºC e máxima de 37ºC, e Distrito Federal com mínima de 23ºC e máxima de 33ºC.

 

Sábado: Instabilidades persistem em toda a região, mantendo as temperaturas elevadas. A exceção fica no sudoeste do Mato Grosso, onde não há previsão de pancadas de chuva. Campo Grande registra mínima de 25ºC e máxima de 38ºC, Cuiabá com mínima de 29ºC e máxima de 42ºC, Goiânia com mínima de 24ºC e máxima de 37ºC, e Distrito Federal com mínima de 22ºC e máxima de 33ºC.


Domingo: Uma virada no tempo com a passagem de uma frente fria pelo sudeste favorece a canalização da umidade sobre o Centro-Oeste. Aumenta a chuva em todos os estados, com destaque para o Mato Grosso do Sul, onde a condição será de muita nebulosidade ao longo do dia e chuva de moderada a forte intensidade. Campo Grande registra mínima de 22ºC e máxima de 31ºC, Cuiabá com mínima de 28ºC e máxima de 40ºC, Goiânia com mínima de 23ºC e máxima de 35ºC, e Distrito Federal com mínima de 21ºC e máxima de 30ºC.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias