Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

ASAS diminui a chuva em parte do Sudeste e do Centro-Oeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

9 min de leitura

Oferecido por

Nuvens carregadas crescem sobre quase todo o Brasil com a grande disponibilidade de calor e de umidade que está sendo observada sobre o país. Esta é uma situação típica desta época do ano e já caracteriza o Clima de verão. A estação terá início oficial no dia 22 de dezembro,às 00h27, pelo horário de Brasília. Mas para a Meteorologia, os meses de dezembro, janeiro e fevereiro fazem parte do chamado verão meteorológico.

 

A alta pressão atmosférica do Atlântico Sul deixa o leste do Nordeste, o Espírito Santo, o norte e o leste de Minas Gerais com pouca nebulosidade e pouca chance de alguma chuva. Nesta quarta-feira, esta alta pressão avança mais pelo interior do Brasil e vai diminuir a quantidade de nuvens carregadas sobre o Centro-Oeste. 

 

A queda da pressão do ar no litoral do Rio Grande do Sul vai aumentar as condições para chuva forte na Região Sul.

 

 

Foto: Brasília (DF) por Aiane Resende

 

 

Previsão do tempo para o Brasil para 06/12/2023- quarta-feira

 


Região Sul

 

Nesta quarta-feira, mais nuvens carregadas crescem sobre o Sul do Brasil por causa da queda da pressão do ar no litoral do Rio Grande do Sul e do ar úmido e quente que está espalhado sobre a Região. Toda a Região Sul fica sujeita a chuva de forte no decorrer do dia. 

 

No centro, oeste, sudoeste e sul do Rio Grande do Sul, o dia é com muitas nuvens e chove várias vezes, mas ocorrem períodos de melhoria. A chuva mais volumosa está prevista para o extremo sul do Rio Grande do Sul, região da Campanha e do litoral sul gaúcho, onde as rajadas de vento podem ficar em torno de 90 km/h.

 

No leste e norte do Rio Grande do Sul, na serra, no centro, oeste e norte de Santa Catarina, no sudoeste/oeste, sul, centro e norte/noroeste do Paraná, o dia é com muitas nuvens e chuva a qualquer hora, mas o sol aparece de vez em quando. Pode chover forte.

 

A Grande Curitiba, o litoral do Paraná, o Vale do Itajaí, o sul e o litoral de Santa Catarina têm períodos com sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte.

 


Região Sudeste

 

O ar quente e úmido predomina sobre o Sudeste e nuvens carregadas crescem por quase toda a Região. A alta pressão atmosférica do Atlântico Sul influencia reduz a nebulosidade e as condições para chuva no Espírito Santo, no norte e no leste de Minas Gerais.


No norte/noroeste de Minas Gerais, nas regiões mineiras do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha, na maioria das áreas do Espírito Santo e no litoral norte do Rio De Janeiro, o tempo fica firme, com sol forte, muito calor e sem chuva. Pode chover em alguns locais do extremo norte capixaba.

 

No Grande Rio e nas demais áreas do estado do Rio de Janeiro, na Zona da Mata Mineira, no Sul de Minas, na Grande Belo Horizonte, no oeste mineiro e no Triângulo Mineiro e em todo o estado de São Paulo, o sol aparece forte e faz calor o dia todo. Em todas estas regiões, algumas nuvens crescem por causa do calor e da umidade do ar elevada, e provocam pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.

 

Algumas pancadas podem ser fortes. O maior risco de temporal é no Sul de Minas, no sul do Rio de Janeiro, na Mantiqueira e Vale do Paraíba, em São Paulo.

 


Região Centro-Oeste

 

O ar úmido e quente ainda está espalhado sobre o Centro-Oeste, mas nesta quarta-feira, a quantidade de nuvens carregadas sobre a Região tende a diminuir por causa da influência da alta pressão do Atlântico Sul que ganha força sobre o Centro-Oeste.

 

O sol aparece forte em toda a Região e o calor aumenta em relação aos últimos três dias. Nesta quarta-feira, a quantidade de nuvens diminui e o sol vai aparecer forte por mais tempo em todo o Centro-Oeste. As pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer à tarde e à noite, mas de forma isolada e com menor intensidade em todos os estados e no Distrito Federal. 

 

Ainda há risco de chuva moderada a forte no sul de Goiás, no centro, sul e leste de Mato Grosso do Sul.

 


Região Nordeste

 

O ar seco predomina sobre grande parte do Nordeste inibindo a ocorrência de chuva. O ar quente e úmido influencia o Ceará, Piauí e Maranhão.

 

Os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte passam a maior parte do dia com muito sol e poucas nuvens. Mas há possibilidade de chuva passageira no litoral, na zona da mata da Mata e no Agreste. A região de Salvador pode ter chuva moderada.

 

No Maranhão, no Piauí e no Ceará, o dia é com sol, calor e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. Há possibilidade de chuva forte no Maranhão.

 


Região Norte

 

O ar quente e úmido predomina sobre a Região Norte e nuvens carregadas crescem em todos os estados. As áreas de instabilidade atuam com mais frequência sobre o Acre e Amazonas.

 

No extremo norte do Amapá, no centro-oeste do Acre, no centro, oeste e sul do Amazonas ocorrem períodos de sol, sempre com muitas nuvens e as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora. Há risco de temporal.

 

Nas demais áreas do Amapá, do Acre e do Amazonas e nos demais estados da Região Norte do Brasil,o sol aparece forte e ocorrem pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte.

 

 

 

Alertas meteorológicos para 06/12/2023- quarta-feira

 

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Manaus, Porto Velho, Rio Branco Boa Vista, Belém, Macapá, São Luís e Teresina.

 

Aviso especial: perigo de chuva volumosa e de temporais, com rajadas de vento acima de 91 km/h no litoral sul gaúcho e na Campanha Gaúcha.

 

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71km/h e 90km/h no Rio Grande do Sul (exceto no litoral sul gaúcho e na Campanha Gaúcha), no oeste de Santa Catarina, sudoeste e sul do Paraná, no Vale do Paraíba e na Mantiqueira, em São Paulo, no Sul de Minas, no sul do estado do Rio de Janeiro, no centro-oeste do Acre, no sul, centro e oeste do Amazonas, no extremo norte do Amapá.

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h em Santa Catarina (exceto no oeste do estado) no do Paraná (exceto no sudoeste e sul do estado), em São Paulo (exceto no Vale do Paraíba e Mantiqueira), no Rio de Janeiro (exceto no sul do estado e litoral norte), no Triângulo Mineiro e Zona da Mata Mineira, no sul de Goiás, no centro, sul e leste de Mato Grosso do Sul, em Rondônia, no centro-leste do Acre, no centro-norte e sudeste do Amazonas, em Roraima, no centro, norte e leste do Pará, no norte do Tocantins, no Amapá (exceto no extremo norte do estado), no Maranhão, na região de Teresina (PI).

 

Atenção para chuva moderada no litoral da Bahia, entre Salvador e Ilhéus

 

Atenção para o ar seco, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30% no sertão no Nordeste, no interior da Bahia e no norte/noroeste de Minas Gerais.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias