Oferecido por
Desde a última terça-feira, 2 de janeiro, o Norte do Brasil está sob influência da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul). Esse sistema forma um corredor de umidade que vai até o Sudeste do país e ainda deve persistir até o domingo mantendo as instabilidades na região. E outro fato que está influenciando a formação de nuvens carregadas é a ZCIT (Zona de convergência intertropical), que facilita a entrada de ventos úmidos.
Neste sábado (06) a chuva deve ser muito persistente e volumosa em áreas do norte do Pará e no estado do Amapá. Essa alta pluviosidade pode trazer alguns problemas como pontos de alagamentos e enchentes. Além disso, a chuva vem acompanhada de rajadas de ventos que também podem derrubar galhos de árvores.
Mapa de risco de temporais no Norte do BR neste sábado, 6 de janeiro de 2024. Fonte: Climatempo
No domingo (07), a chuva continua acontecendo em boa parte da região mas diminui de intensidade. O céu permanece bastante encoberto em RO, sul do TO, e AP, com chance de chuva a qualquer momento. Mas nos demais estados as pancadas acontecem de maneira muito isolada e à tarde. Em Roraima a condição ainda vai ser de tempo firme e poucas nuvens, além do calorão.
Ao longo da semana a ZCAS deixa de atuar, mesmo assim a chuva deve continuar frequente no Norte do Brasil. Entre segunda e terça-feira, os maiores volumes devem ocorrer no TO e sul do PA.