Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Temporais volumosos no Grande Rio causam cenário de destruição

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

No último sábado (13), fortes temporais atingiram várias áreas do estado do Rio De Janeiro, mas os volumes acumulados na região metropolitana da capital e na Baixada Fluminense chamaram muito a atenção. Em 24h, volumes entre 150mm e 280mm foram registrados por estações do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento Ambiental e Desastres Naturais).

 

Temporais volumosos no Grande Rio causam cenário de destruição (Foto: Fotos Públicas - Defesa Civil RJ)

 

O Rio de Janeiro teve uma semana muito quente. Todos os dias a temperatura superou os 35ºC na capital e em muitas cidades, inclusive batendo recorde de calor por duas vezes na semana, nos dias 08 e 11 de janeiro, quando a temperatura máxima chegou a 38ºC na estação do INMET que fica na Vila Militar. A chuva intensa foi causada pela combinação de três fatores: essa atmosfera muito quente e úmida, a passagem de uma frente fria por alto-mar e a presença de uma área de baixa pressão no mar, próximo à costa. Com esses sistemas atuando, a instabilidade aumentou muito sobre o Rio de Janeiro e as nuvens de tempestade se formaram com facilidade no fim da tarde de sábado (13), derrubando essa grande quantidade de água.

 

Confira abaixo os volumes registrados entre 13h de sábado (13) e 13h de domingo (14):


creta nivus t-cross corolla cross

Imagem: CEMADEN

 

Qual é a tendência para esta semana?

 

A circulação de ventos e a umidade ainda devem favorecer a formação de nuvens carregadas sobre o estado do Rio de Janeiro ao longo desta semana. Na maior parte do estado, inclusive na cidade do Rio de Janeiro, podemos esperar clássicos dias de verão. Manhãs de sol, muito calor à tarde e a chuva que deve ocorrer em formato de pancadas isoladas a partir do período vespertino. 

 

É importante destacar que o solo já está saturado com tanta chuva que ocorreu ao longo do último fim de semana, então qualquer pancada que chega agora tem o potencial de transtornos. Mesmo assim, o volume acumulado ao longo desta semana deve ser menos expressivo. Além disso, no norte do estado e na região dos Lagos, a partir da terça-feira (16) o tempo fica firme.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias