Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Previsão do tempo em Minas Gerais: Próximos dias sob atenção

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Fonte: Guilherme Borges

4 min de leitura

Oferecido por

Minas Gerais, especialmente durante o verão, é palco de variações climáticas extremas, onde fenômenos globais como o El Niño e características locais, como a orografia diversificada, desempenham papéis significativos. O El Niño, marcado pelo aquecimento anormal do Oceano Pacífico Equatorial, desencadeia modificações na circulação atmosférica, resultando em condições de seca ou aumento de precipitação em diferentes regiões. Este fenômeno contribui para tornar a chuva mais irregular e variável, com a combinação de calor e umidade desempenhando um papel crucial na ocorrência desses eventos. Adicionalmente, a orografia do estado, composta por planaltos, serras e vales, intensifica a distribuição da chuva, com áreas mais elevadas induzindo chuvas orográficas e áreas mais baixas experimentando menor intensidade.

 

Belo horizonte: Entre noites quentes e chuvas intensas

 

Recentemente, Belo Horizonte vivenciou uma madrugada quente, registrando a temperatura mínima mais elevada do ano, indicando noites relativamente quentes em comparação com períodos anteriores. No mesmo dia, uma chuva intensa surpreendeu a cidade, atingindo 25% da quantidade mensal esperada em apenas duas horas, com 81 milímetros de chuva em 20 minutos. Esses eventos destacam a dinâmica de tempo e curto prazo e os desafios enfrentados pela população diante de extremos meteorológicos repentinos.

 

Previsão para os próximos dias

 

Final de semana de alerta para todo estado

 

Sexta-feira (19)

 

A região norte permanecerá com tempo firme, enquanto na faixa central e sul, a aproximação de uma frente fria intensificará as temperaturas antes de sua passagem. A combinação do forte calor e alta umidade disponível aumenta a probabilidade de chuvas, principalmente durante a tarde e noite. Alerta para faixa sudeste, onde há risco de temporais e para faixa central onde a chuva será de moderada a forte intensidade. Durante períodos de chuva intensa, rajadas de vento atingirão entre 40 e 50 km/h na faixa sudeste.

 

Sábado (20)

 

A frente fria avança sobre o estado, trazendo consigo a previsão de pancadas de chuva em toda a faixa central e sul. Alerta para temporais nessas regiões, alertando para previsão de chuvas intensas, ventos fortes e raios. Não há previsão de chuva para a faixa norte neste dia, proporcionando um contraste marcante em relação às outras regiões.

 

Domingo (21)

 

A instabilidade avança em todo o estado, resultado da alta umidade deixada pela passagem da frente fria e da canalização da umidade pela formação de uma baixa pressão próximo ao litoral do Rio De Janeiro. Na faixa sudeste, as condições serão marcadas por muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol. Para o restante do estado, o sol aparecerá, mas há previsão de pancadas de chuva ao longo de todo o dia. Destaque para a faixa sul e centro, onde há alerta para temporais.

 

Quer saber as condições das culturas no campo e ficar por dentro da tendência do Clima para sua região agrícola? Acompanhe nossas notícias no canal Agroclima da Climatempo. No site Agroclima você também pode conferir todos os conteúdos do podcast Agrotalk. Clique Aqui.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias