Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Balanço da chuva MG e alerta para temporais nos próximos dias.

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Fonte: Luisa Cardoso

4 min de leitura

Oferecido por

Minas Gerais enfrentou uma intensa tempestade na quarta-feira, 23 de janeiro, com acumulados significativos de chuva em diversas regiões do estado. Os volumes registrados em municípios como Contagem, Raposos, Congonhas, Brumadinho, Barbacena e Caratinga superaram 20% do total esperado para o mês.

 

Acumulados de Chuva

 

Contagem - MG: 86.7mm
Raposos - Água Limpa - MG: 79.8mm
Congonhas - Rio Maranhão - MG: 88mm
Brumadinho - Rua Prefeito Maciel - MG: 109mm
Barbacena - Senhora dos Dores - MG: 73.1mm
Caratinga - Centro - MG: 83.2mm


Esses números representam mais de 20% da média mensal de chuva que é 330mm em boa parte das regiões, causando preocupações para os próximos dias.

 

Causas e previsões

 

A formação da segunda Zona de Convergência do Atlântico Sul foi um fator determinante para as chuvas intensas. O alinhamento dos sistemas meteorológicos para formação do canal de umidade contribuiu para as fortes precipitações na tarde e noite de ontem. A expectativa é que o sistema se estabilize sobre a região, mantendo a chuva elevada nos próximos dias.

 

Previsão para os próximos dias

 

Quinta-feira (25)

 

A chuva perde intensidade na faixa sul do estado, possibilitando o retorno do sol. No entanto, são esperadas pancadas isoladas de chuva entre a tarde e a noite, acompanhadas por raios. A atenção se volta para a faixa central e norte, onde a condição será de muita nebulosidade ao longo do dia, com poucas aberturas de sol e risco de temporais. Em Belo Horizonte, a temperatura oscilará entre 15ºC e 26ºC, com alerta para temporais sobre a capital.

 

Sexta-feira (26)

 

A situação meteorológica não apresenta mudanças significativas, com a chuva avançando sobre boa parte do estado. Prevê-se muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol em toda a faixa central, norte, leste e sudeste, incluindo a capital Belo Horizonte. O sol aparecerá com mais intensidade na faixa sudoeste, mas ainda há previsão de pancadas de chuva. As temperaturas variarão entre 17ºC e 26ºC na capital, com risco de novos temporais.

 

Sábado (27)

 

A tendência é de volumes elevados de chuva em todo o estado, com destaque para as regiões central, norte, leste e sudeste. Muita nebulosidade persistirá, acompanhada de alertas para temporais nessas áreas. Na faixa sudoeste, o sol aparecerá com mais força, mas há previsão de pancadas de chuva entre a tarde e a noite. Em Belo Horizonte, a temperatura mínima será de 18ºC e a máxima de 23ºC.

 

Domingo (28)

 

A chuva diminuirá na parte sul do estado, permitindo que o sol predomine em boa parte do dia. Contudo, a previsão ainda inclui pancadas de chuva entre a tarde e a noite. Nas regiões central e norte, a tendência de fortes chuvas persiste, auxiliada pela atuação da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul). A condição será de muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol, com alerta para temporais na faixa norte, nordeste e leste. As temperaturas permanecerão reduzidas, com mínima de 18 graus para Belo Horizonte e máxima de 24 graus.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias