Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Temporais marcam último fim de semana de janeiro no Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Último fim de semana de janeiro com chuva significativa e temporais em grande parte do Brasil, impulsionados pela circulação de ventos em médios e altos níveis da atmosfera, bem como pela presença das Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Domingo, 28, destaca-se como o último dia de atuação da ZCAS, contribuindo para acumulados elevados de chuva e a ocorrência de temporais em diversas áreas do país.

 

ZCAS deixa rastro de instabilidade

 

A ZCAS, em seu último dia de atuação, deixará sua marca em diversas regiões, incluindo o Acre, sul do Amazonas, norte do Mato Grosso, sul do Pará, Tocantins, sul do Piauí e do Maranhão, oeste da Bahia, norte de Minas Gerais e o Espírito Santo. Nessas áreas, a nebulosidade persistente limitará a aparição do sol, e são esperadas chuvas intensas a qualquer momento do dia. O destaque será para os acumulados altos de chuva, tornando essas regiões propensas a alagamentos e deslizamentos.

 

Municípios fragilizados devem redobrar a atenção para medidas preventivas.

 

ZCIT provoca chuvas intensas no Norte e Nordeste

 

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deverá contribuir para um dia nublado e com chuva a qualquer momento entre o leste do Amapá e o litoral do Maranhão. São esperadas chuvas fortes, acompanhadas por trovoadas e rajadas de vento, características desse fenômeno atmosférico. Recomenda-se atenção especial em áreas vulneráveis, pois a ocorrência desses eventos pode resultar em transtornos significativos.

 

Circulação de ventos pode causar temporais no Sul e no Sudeste

 

Entre o centro-sul do Rio Grande do Sul até o Paraná, São Paulo, Sul de Minas, Zona da Mata Mineira e Rio De Janeiro, a circulação de ventos em médios e altos níveis da atmosfera deverá provocar fortes pancadas de chuva no fim do dia. Estas serão acompanhadas por trovoadas, raios e rajadas moderadas de vento.

 

Os maiores acumulados são previstos na região central gaúcha, Vale do Itajaí, Vale do Paraíba, Zona da Mata Mineira e interior do Rio de Janeiro.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias