Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Atenção: muita chuva no Litoral Norte e no Vale do Paraíba (SP)

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Soaram as sirenes de alerta em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, devido ao grande volume de chuva que começou a cair na tarde desta terça-feira, 20 de fevereiro. Vários locais do litoral norte acumularam cerca de 100 mm de chuva em poucas horas. Segundo o cálculo do Instituto Nacional de Meteorologia, a média de chuva em fevereiro no Litoral Sul e na Baixada Santista varia de 220 mm a 260 mm e no Litoral Norte, de 180 mm a 220 mm. 


Este foi o segundo evento de chuva forte no litoral de São Paulo em menos de uma semana. Logo após o carnaval, choveu forte nos dias 14 e 15.

 

 

Alerta para muita chuva no litoral norte de São Paulo nos próximos dias (Foto: Caraguatatuba, SP, Augusto P. Ayres)

 

 

Previsão

 

O tempo vai permanecer bastante instável no litoral paulista, no Vale do Paraíba e na Serra da Mantiqueira nesta quarta-feira. A chuva será frequente e há risco de chuva volumosa e forte em vários momentos, com potencial para provocar alagamentos repentinos e enchentes.

 

Embora haja previsão de maiores períodos com sol  a partir de quinta-feira, o que vai fazer a temperatura subir, ainda há risco de fortes pancadas de chuva de quinta-feira até o domingo por causa do aumento do calor.


Volumes de chuva

 

Em apenas 1 hora, entre 16h40 e 17h40, o Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou de 64 mm a 78 mm na praia de Juquehy e 67,5 mm em Barra do Una.


Com a continuidade da chuva no decorrer da noite, os acumulados de chuva aumentaram ainda mais, elevando o risco para deslizamentos de terra. 


Em Caraguatatuba, no bairro de Rio Claro, o Cemaden registrou 117,9 mm em 3 horas, entre 18 horas e 21 horas. Neste mesmo período choveu 76,9 mm na Fazenda Serra Mar, 72,5 mm em São Sebastião/Portão Grande. Ainda em São Sebastião, o acumulado de 6 horas, entre 15 horas e 21 horas, chegava aos 107,7 mm na praia de Juquehy, 94,2 mm em Barra do Una.


Além do Litoral Norte, a região de Aparecida, Lorena, Monteiro Lobato e Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, também tiveram chuva forte no fim da tarde e começo da noite da terça-feira, 20 de fevereiro. Em 1 a 3 horas de chuva foram observados acumulados de 50 mm a 70 mm.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias