Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Mais sol e menos chuva para Minas Gerais nos próximos dias

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

A tempestade que caiu na noite da quinta-feira,  22 de fevereiro, sobre Pouso Alegre, cidade do Sul de Minas, deixou muitos estragos. Muitas ruas viraram rios caudalosos. 


O Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou 115,4 mm em apenas 3 horas de chuva, entre aproximadamente 18h30 e 21h30, na região do aeroporto local. A chuva prosseguiu por mais algumas horas e a contabilidade de 24 horas, entre 15 horas da quinta-feira, 22, e 15 horas desta sexta-feira, 23 de fevereiro, foi de impressionantes 243,3 mm.  Esta foi a maior quantidade de chuva no Brasil, neste período de tempo, considerando as medições feitas pelo Cemaden e pelo Instituto Nacional de Meteorologia. 


A média normal de chuva em fevereiro na região de Pouso Alegre varia de 220 a 260 mm. 

 

Foto: Tiradentes (MG), por André C.


Semana de muita chuva em Minas Gerais


Minas Gerais foi um dos estados onde mais choveu esta semana. Em várias áreas da região de Montes Claros e do Vale do Rio Doce choveu mais de 200 mm entre os dias 19 e 23 de fevereiro de 2024.


Confira o quanto choveu nos últimos 4 dias, entre 15 horas do dia 19 e 15 horas de 23 de fevereiro de 2024, conforme dados dos Cemaden e do Inmet


278,8 mm Pouso Alegre/aeroporto (praticamente toda a chuva da semana caiu entre 22 e 23 de fevereiro de 2024)

251,2 mm Naque/centro

233,2 mm Francisco Sá

225,6 mm Pirapora

212,0 mm Periquito/Gameleira

207,8 mm Matias Cardoso

 


Chuva em Belo Horizonte supera a média para fevereiro

 

Belo Horizonte teve muita chuva entre ontem e hoje. Segundo o Inmet, o total acumulado entre 9 horas do dia 22 e 9 horas de 23 de fevereiro de 2024 foi de 48,9 mm na estação meteorológica de Santo Agostinho, no centro-sul da capital mineira. O total acumulado desde o início do mês está em 227,4 mm, que supera a média normal de precipitação para este mês que é de 178 mm. Em fevereiro de 2023 choveu 116,3 mm, cerca da metade do que já choveu nos 23 dias de fevereiro de 2024. Em 2022, Belo Horizonte teve 368,9 mm de chuva.

 

Mais sol e menos chuva nos próximos dias

 

A razão de tanta chuva sobre Minas Gerais nesta semana foi a combinação de Muito ar quente úmido sobre o estado e a persistência de uma circulação ciclônica de Ventos,  em vários níveis da atmosfera.  este tipo de circulação,  caracterizada por um movimento do ar no sentido horário,  concentra a umidade e facilita a formação de nuvens carregadas,  com potencial para temporais.


No começo da semana, a presença da tempestade subtropical Akará na costa do Rio De Janeiro e de São Paulo, ajudou a canalizar a umidade sobre a Região Sudeste, colaborando para a formação de grandes áreas de chuva também sobre Minas Gerais.


Nos próximos dias, o estado de Minas Gerais vai poder contar com muitas horas de sol forte e pouca chuva.  A circulação de ventos sobre a Região Sudeste vai mudar completamente. O que vai predominar nos próximos dias é uma circulação de ventos anticiclônica,  que favorece a diminuição da umidade e da nebulosidade e, consequentemente, a redução das condições para chuva.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias