Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Tornado legítimo e raro no interior de Alagoas

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Um enorme tornado assustou os moradores da pequena cidade de Estrela de Alagoas, no agreste alagoano, na tarde desta quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024. A passagem da coluna de vento giratória destelhou casas na zona rural.


Mas não foram apenas os moradores de Estrela de Alagoas que ficaram assustados. Os meteorologistas da Climatempo também ficaram muito impressionados com as imagens que logo se espalharam pela internet. Além da raridade do evento, pois muitos tornados já foram vistos no Sul e no Sudeste do Brasil, mas não no Nordeste, a intensidade do fenômeno, percebida visualmente pela largura da coluna de poeira levantada pelo vento, também chamou muito a atenção.

 

 

Grande cone de tornado, provavelmente F1, em Estrela de Alagoas, em 22/2/24 (Foto: reprodução de redes sociais)

 

Este foi um raro evento de atividade tornádica no Nordeste. Pelas imagens do funil e dos estragos, possivelmente foi um tornado F1, na escala Fujita, que teria velocidades entre 117 km/h e 180 km/h, ou um F0, com ventos entre 105 km/h e 137 km/h, na escala Fujita melhorada, que desde 2007 é usada oficialmente nos Estados Unidos. 

 

Casa destelhada por tornado que ocorreu em Estrela de Alagoas (Foto: reprodução de redes sociais)

 

Tempo muito instável

 

A nuvem muito carregada que se formou no interior de Alagoas foi resultante da grande disponibilidade de calor e umidade e também da circulação ciclônica de ventos provocada por grande vórtice ciclônico em altos níveis da atmosfera (em torno de 10 km de altitude) que vem atuando esta semana sobre o oceano, na costa leste do Nordeste. As áreas mais afastadas do centro do vórtice, que está no mar, são as que ficam com tempo instável, com nuvens carregadas que provocam temporais.


 A imagem de satélite mostra o aglomerado de nuvens cumulonimbus (manchas brancas) no interior de Alagoas, que gerou o tornado em Estrela de Alagoas.

 

Nuvem carregada que gerou o tornado no interior de Alagoas em 22/2/24

 

 

TOrnado em Estrela de Alagoas - AL - 22-2-24

Nuvens carregadas se formaram em vários estados do Nordeste em 22/2/24

 

 

O que é um tornado?

 

O tornado é um prolongamento em formato de funil, de cone, que sai da base de uma supercélula, uma nuvem cumulonimbus muito intensa. É esta nuvem que normalmente provoca raios, chuva forte e fortes rajadas de vento. O tornado é uma coluna de vento giratória que suga o ar e outros elementos sólidos da superfície onde está atuando. É muito comum o levantamento de poeira e por isso temos a visão do cone da base da nuvem até o chão.


Tornados são fenômenos de curtíssima duração e atuam por poucos minutos, o que torna a previsibilidade bastante complexa. Causam ventos muito fortes e que podem variar de pouco mais de 100 km/h até mais de 300 km/h.

 

 

Diferença entre redemoinho de poeira e tornado

 

 

Diferenças entre redemoinho de poeira e tornado

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias