Oferecido por
O Rio Doce, em Linhares (ES), atingiu a cota de inundação na madrugada da última segunda-feira, 26 de fevereiro. Como mostra o gráfico feito pelo Serviço Geológico do Brasil, a cota de alerta do rio é de 3,30m e de inundação, 3,60m. O nível do rio está baixando, até às 15h07 desta quarta-feira, 28 de fevereiro, a altura da água estava em 2,77m.
Imagem: Gráfico do nível do Rio Doce em Linhares (ES) de 22 a 28 de fevereiro de 2024. Fonte: Serviço Geológico do Brasil.
Retorno da chuva
Nos primeiros dias de março a previsão é de que a chuva volte a ocorrer com mais intensidade sobre a região. A presença de uma área de baixa pressão e um cavado meteorológico próximos à costa do Espírito Santo devem impulsionar a formação de nuvens carregadas sobre o território capixaba e mineiro.
Com o solo encharcado, cresce o risco de danos como deslizamentos de terra, alagamentos e inundações das bacias dos rios.
As pancadas de chuva devem começar no período da manhã desta sexta-feira, 1º de março, e ganhar intensidade à tarde no Vale do Rio Doce, do Rio Mucuri e em todo o estado do Espírito Santo, inclusive a capital Vitória. Além do excesso de chuva, são esperadas trovoadas e fortes rajadas de vento.
Nestas mesmas áreas ao longo de todo o sábado (02) deve haver muita nebulosidade e pode chover a qualquer momento com forte intensidade. O cenário de transtornos pode se manter. Os temporais também devem avançar sobre o norte mineiro, cidades como Montes Claros e Araçuaí devem ter altos volumes acumulados.
No domingo (03), o norte de Minas Gerais ainda deve registrar fortes pancadas de chuva. Já no território capixaba e nas áreas do centro-leste mineiras, as precipitações perdem intensidade.
Importante destacar que as temperaturas máximas devem seguir em patamares elevados, o calor continua, mesmo com o retorno da chuva.
Imagem: GettyImages