Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Centro-Oeste brasileiro: março começa com calor acima do normal

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

Março começa com temperaturas elevadas no Centro-Oeste do Brasil. Uma massa de ar quente que já atua na região nesta quinta-feira deve se estender até o dia 03, com valores de temperatura acima do normal para o mês na região. Mas o que acontece? O verão já é um período caracterizado por altas temperaturas, e o último mês do verão não poderia começar diferente. Com maior incidência de radiação solar sobre o país, as temperaturas elevam-se com facilidade.

 

Fonte:GettyImages

Fonte: GettyImages

 

Mas por que as temperaturas se elevam acima do normal nos próximos dias?

 

Além desta época ser caracterizada por temperaturas elevadas, sistemas meteorológicos podem potencializar as temperaturas. E é o que ocorre nesta semana, com a atuação de um sistema de alta pressão em médios níveis da atmosfera sobre a região, deixando as temperaturas ainda mais elevadas. Este sistema, que tem por característica deixar o ar descendente, intensifica-se, inibindo a formação de nuvens e aumentando as temperaturas nos quatro estados da região.

 

Podemos chamar isso de onda de calor?

 

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de calor é definida como um período de pelo menos 5 dias com temperaturas acima de 5 °C, o que não será o caso neste momento. Haverá uma quebra nestes dias quentes. No entanto, ondas de calor, ou períodos de temperaturas acima da média, sempre geram preocupação, pois podem causar desconforto, estresse térmico, desidratação e até mesmo complicações de saúde graves, especialmente para grupos vulneráveis como idosos, crianças e pessoas com condições médicas preexistentes.

 

Quais são as médias de temperatura em março?

 

Geralmente, março é um mês quente no Centro-Oeste brasileiro. A média para a capital do Mato Grosso, Cuiabá, é de 32.9ºC, variando entre 32ºC e 33ºC para a maior parte do estado. No Mato Grosso do Sul, a média Climatológica na capital Campo Grande é de 30.2ºC, com a maior parte do estado entre 30ºC e 32ºC de média. Em Goiás, as temperaturas são elevadas nesta época. Para a capital Goiânia, a média é de 30.9ºC, com variabilidade no estado entre 30ºC e 32ºC. Para o Distrito Federal, a capital Brasília registra temperaturas médias de 27ºC, com variação entre 27ºC e 29ºC em toda a região.

 

Previsão para os próximos dias:

 

Quinta-feira (29)

 

Condição será de muito sol em amplas áreas da região. Destaque para a faixa centro-norte do Mato Grosso, norte de Goiás e sul do Mato Grosso do Sul, onde há previsão de pancadas de chuva ao longo do dia. Para Cuiabá, a temperatura máxima chegará aos 36ºC; para Campo Grande, a temperatura máxima chegará aos 35ºC; em Goiânia, a temperatura máxima será de 34ºC; por fim, em Brasília, a temperatura máxima chega aos 31ºC.

 

Sexta-feira (01)

 

O sol segue predominando em amplas áreas da região, e o dia começa quente. Previsão apenas de chuva isolada entre a tarde e a noite no Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e parte central e sul do Mato Grosso do Sul. Em Cuiabá, a temperatura máxima será de 36ºC; em Campo Grande, a temperatura máxima será de 35ºC; em Goiânia, a temperatura máxima será de 32ºC; em Brasília, a temperatura máxima será de 30ºC.

 

Sábado (02)

 

A condição não muda, com muito calor na região, e o dia começa quente, com previsão de chuvas isoladas em todos os estados. Destaque para a região do Pantanal, onde não há previsão de chuva ao longo do dia. Em Cuiabá, a temperatura máxima chegará aos 35ºC; em Campo Grande, a temperatura máxima será de 35ºC; em Goiânia, a temperatura máxima será de 31ºC; em Brasília, a temperatura máxima será de 27ºC.

 

Domingo (03)

 

A chuva volta a ganhar força nos estados e ameniza o calor em toda a região. O sol predomina na maior parte do dia, com previsão de pancadas de chuva à tarde. Destaque para o leste do Mato Grosso, oeste de Goiás e norte do Mato Grosso do Sul, onde há alerta para temporais. Para a capital Cuiabá, a temperatura máxima será de 34ºC; em Campo Grande, a temperatura chega aos 32ºC; em Goiânia, a temperatura chegará aos 30ºC; e em Brasília, a temperatura máxima será de 26ºC

 

Quer saber as condições das culturas no campo e ficar por dentro da tendência do clima para sua região agrícola? Acompanhe nossas notícias no canal Agroclima da Climatempo. No site Agroclima você também pode conferir todos os conteúdos do podcast Agrotalk. Clique Aqui

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias