Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Após forte onda de calor, Região Sul terá temporais frequentes

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Texto por Fabiana Weykamp, meteorologista da Climatempo


As temperaturas têm sido destaque no Sul do Brasil, com calor intenso sendo observado na maioria das áreas. Porém, o que já chama a atenção também dos meteorologistas é a previsão para o retorno das pancadas de chuva nos próximos dias, com alto potencial para eventos de temporal.

A quinta-feira (14) ainda será marcada por muito sol e calorão na Região.

 

A maioria das áreas também permanece com o tempo seco. Entretanto, no fim da tarde e à noite, algumas localidades da Campanha Gaúcha e também do sul, do oeste e do centro do Rio Grande do Sul, já podem ter pancadas de chuva. As pancadas vão acontecer de forma localizada, mas podem vir fortes, com raios e rajadas de vento.

 

Entre a sexta-feira (15) e a segunda-feira (18), mudanças no padrão de circulação atmosférica com a passagem de duas frentes frias na altura do Rio Grande do Sul, atuação de cavado meteorológico nos níveis médios da atmosfera e presença de um jato de baixos níveis, as pancadas de chuva passam a acontecer por mais áreas do Rio Grande do Sul e também nos outros estados da Região.

 

GettyImages-1387893586

Foto: Getty Images

 

A combinação das variáveis atmosféricas citadas acima, irá favorecer o desenvolvimento frequente de células de tempestades sobre a Região.

 

A Climatempo adverte para o alto risco de eventos de tempo severo/extremo, com ocorrência de chuva intensa que acumula volumes elevados em curto período, muita incidência de descargas atmosféricas, ventania e potencial para granizo.

 

Imagem do WhatsApp de 2024-03-13 à(s) 11.38.38_f63a6b95

Chuva acumulada de 15/03 a 19/03/2024 - Modelo ECMWF

 

Até a segunda-feira (18), grandes volumes podem ser acumulados na maior parte da Região.

 

Os detalhes da previsão do tempo para cada cidade, podem ser acompanhados pelo site e aplicativo da Climatempo!

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias