Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Temporais devem causar transtornos no Amapá e Pará

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve ajudar a formação de nuvens carregadas sobre boa parte do Norte do país, nesta sexta-feira, 15 de março. Os temporais mais intensos devem ocorrer no Amapá e no leste do Pará nos próximos dias. 


Há muita nebulosidade prevista desde o início do dia e chance de chuva a qualquer hora em Belém e Macapá. As pancadas serão fortes, acompanhadas de intensas rajadas de vento e trovoadas. 


norte_risco_lintv

Mapa de risco de temporais nesta sexta-feira, 15 de março de 2024. Fonte: Climatempo.


O cenário deve ser parecido no sábado (16), mas a chuva ganha ainda mais intensidade. A condição deve ser de tempo fechado e chuva frequente. Municípios do leste do Pará, como Marabá e Altamira, também devem ficar em alerta para temporais. 

 

A chuva esperada, em um curto período de tempo, pode trazer transtornos para a região. A alta pluviosidade deve gerar pontos de alagamentos e enchentes. E também há uma preocupação com as rajadas de vento de mais de 85km/h. Por outro lado, as pancadas devem proporcionar um melhoramento nos níveis das bacias hidrológicas.


Ao longo do domingo (17) a situação fica mais tranquila no Amapá. Ainda tem previsão de chuva, mas de maneira mais localizada. No nordeste paraense são esperados grandes volumes. 


A ZCIT ainda vai manter as instabilidades em ambos estados na segunda-feira (18). O início da próxima semana vai ser marcado por muita nebulosidade e temporais. 


Com a chuva, o calor diminui?

Não. Os dias ainda devem começar abafados e as temperaturas deverão continuar disparando até o meio da tarde. As máximas giram em torno de 29ºC e 31ºC até segunda-feira.

 

GettyImages-913171458

Imagem: GettyImages

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias