Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Aumento da chuva: Norte e Nordeste novamente sob Alerta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Por Guilherme Borges - Meteorologista Climatempo

 

Após um período de relativa estabilidade, as chuvas estão voltando a se intensificar nos estados do Norte e Nordeste do Brasil. Uma nova migração da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está prevista para este final de semana, prometendo acumulados elevados de chuva em várias regiões.

Fonte: GettyImages

Fonte: GettyImages

Estação chuvosa: impacto nas regiões afetadas

 

A estação chuvosa, como próprio nome diz, é caracterizada por fortes chuvas e altos acumulados. E tem impactado significativamente diversos estados desde o início do verão, em 21 de dezembro. Os acumulados de chuva registrados são impressionantes, como os 407mm em São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, e os 768mm em Fortaleza, no Ceará. Outras regiões, como o Piauí, Maranhão, Pará e Amapá, também têm enfrentado volumes expressivos de chuva, como os 820.8mm registrados em Boqueirão do Piauí e os 963.6mm no Maranhão. As capitais Belém e Macapá não ficaram imunes, com acumulados superiores a 1314mm e 860mm, respectivamente.

 

Previsão para o final de semana: Mais chuvas e alertas

 

Sexta-feira (15) Muita chuva ao longo do litoral e pancadas no interior

 

Nesta sexta-feira, a condição será de muita nebulosidade e chuva persistente ao longo de toda a faixa litorânea do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e Amapá. Destaca-se que em várias capitais, os acumulados de chuva podem exceder os 50mm, e em muitas regiões, as chuvas já começaram desde o início da noite anterior.
Para o interior desses estados mencionados, espera-se que o sol predomine, mas há previsão de fortes pancadas de chuva ao longo do dia.


Sábado (16)  Intensificação das chuvas e alerta para temporais

 

No sábado, o cenário permanece inalterado e até se intensifica em algumas áreas. Destaque para todo o Rio Grande do Norte, Ceará, faixa norte e centro-oeste do Piauí, Maranhão, faixa leste do Pará e faixa leste do Amapá, onde a condição será de muita nebulosidade, chuva persistente e poucas aberturas de sol. Alerta para temporais em todas as regiões, inclusive nas capitais. Chove forte em todas as capitais, com acumulados que podem superar os 25mm em todas as áreas e alcançar até 50mm em alguns pontos, como Pará e Maranhão.


Domingo (17) Chuvas persistem, com retorno gradual do sol no interior

 

No domingo, embora o sol volte a aparecer com mais força no interior das regiões, a chuva continua ao longo da faixa litorânea, incluindo as capitais do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão e Pará. A condição será de muita nebulosidade, chuva persistente e poucas aberturas de sol. Os acumulados previstos para o dia são de mais de 25mm de chuva, mantendo a preocupação com os possíveis impactos das precipitações intensas.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias