Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Última semana de março termina com chuva forte no Brasil Central

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

A umidade que vem da Amazônia e a passagem de uma frente fria contribuíram para formar um corredor de umidade que desce da Amazônia sobre o interior do Brasil. Ao longo desta semana vamos observar muitas nuvens carregadas sobre áreas produtoras do Sudeste e do Centro-Oeste.

 

Observe no mapa que as áreas mais atingidas por chuvas fortes cobrem a Alta Mogiana Paulista, sul, Cerrado e Triângulo Mineiro, norte de Mato Grosso do Sul, Goiás e, principalmente Mato Grosso. Essas áreas podem receber precipitações entre 60 e 100mm até o final de semana.

 

Pentada1

 

Em grande parte destas localidades citadas acima, por causa da grande quantidade de nuvens no céu e as chuvas, as temperaturas ficarão mais amenas, com máximas inferiores aos 30 graus, ou seja menos horas de sol forte para o desenvolvimento das plantas.

 

Vale destacar que essa condição deve provocar paralizações nos tratos culturais e plantio do milho segunda safra, mas por outro lado favorece a manutenção da umidade do solo de uma forma mais homogênea.

 

Nesta última semana de março, também estão previstas chuvas fortes sobre áreas produtoras de café de Rondônia, sul do Amazonas e na fronteira agrícola do MATOPI. Nestas áreas, as chuvas também podem provocar transtornos e paralizações nas atividades no campo, já que o solo se encontra bastante encharcado.

 

No interior da Bahia e no Sul do Brasil, a chuva dá uma trégua. O predomínio será o tempo seco durante a maior parte da semana.

 

Veja também: Clima preocupa produtor de milho no Paraná

 

Outono mais seco deve beneficiar o corte e moagem da cana

 

Quer saber como se tornar Premium e ter acesso a recursos climáticos exclusivos? Clique aqui e saiba mais!

 

Foto: Getty Images

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias