Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuvas fortes esperadas no Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Com a recente passagem de uma frente fria, o sul do Brasil está prestes a enfrentar condições meteorológicas desafiadoras durante o próximo final de semana. As previsões indicam que uma série de fatores complexos, incluindo um bloqueio atmosférico e outros sistemas meteorológicos, se unirão para criar instabilidade persistente na região, especialmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

 

Impacto do bloqueio atmosférico e outros sistemas meteorológicos

 

Um bloqueio atmosférico do tipo ômega deve se formar a partir desta sexta-feira (12), estacionando a chuva sobre os três estados do sul do Brasil. Esta configuração, somada ao forte fluxo de umidade da faixa norte do país desde quarta-feira, intensificará as precipitações. Além disso, a infiltração marítima, impulsionada pela atuação de uma área de alta pressão associada ao bloqueio atmosférico, contribuirá para as condições meteorológicas adversas.O padrão de vento conhecido como "lestada", perpendicular aos estados do sul, estará contribuindo para a intensificação das chuvas e das rajadas de vento ao longo do final de semana.

 

Previsões de acumulados de chuva significativos

 

De acordo com as previsões dos modelos próprios da Climatempo, os acumulados de chuva podem ultrapassar os 200mm em algumas áreas ao longo do final de semana. Regiões da faixa central e sul do Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão previstas para receber mais de 100mm de chuva, com algumas regiões pontuais podendo registrar mais de 200mm como podemos ver na imagem.

fonte 1

Figura 1- Acumulado de chuva esperado entre o dia 11 de abril de 2024  e 15 de abril de 2024.

Fonte: Climatempo.

Alerta da defesa civil de Santa Catarina e precauções necessárias

 

A situação é tão preocupante que a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta na quinta-feira, prevendo volumes ainda mais elevados de chuva. Segundo o comunicado oficial, essa combinação meteorológica poderá causar chuvas persistentes e volumosas, especialmente no litoral catarinense. Nas áreas em destaque, são esperados acumulados que podem superar os 350mm, com risco alto a muito alto de ocorrências como alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas.

                                             Figura 2

Figura 2 - Nas áreas em laranja do mapa são esperados de 200 mm a 300 mm até o domingo, 14, com pontuais que podem superar os 350 mm, sendo a sexta-feira, 12, e o sábado, 13, os dias mais críticos, ou seja, os dias em que a chuva deve ser mais intensa e volumosa. Nessas áreas, Litoral Sul a Grande Florianópolis, o risco é alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas. Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.

 

Diante dessas previsões preocupantes, é essencial que os moradores estejam atentos aos alertas das autoridades locais e tomem as precauções necessárias para garantir a segurança pessoal e minimizar os impactos causados pelas chuvas intensas.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias