Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva de abril em Salvador já dobrou a média

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Chuva de abril dobra a média em Salvador

Chuva de abril em Salvador já dobrou a média

A previsão é de mais chuva nos próximos dias. Pode voltar a chover forte no fim de semana com a chegada de outra frente fria ao litoral da Bahia

O Instituto Nacional de Meteorologia  já registrou um total de 581 mm em Salvador, na região do bairro de Ondina, do dia 1 até 9h da manhã desta quarta-feira, 17 de abril. 

 

O total de 581 mm significa que já choveu o dobro da média de chuva normal para abril, que é de 285 mm. Apenas entre 9h do dia 16 e 9h de 17 de abril choveu 72,4 mm.

 

As condições para chuva tendem a aumentar novamente, com a chegada de uma frente fria ao litoral da Bahia no próximo fim de semana.

 

Salvador, Bahia

 


Como explicar tanta chuva em Salvador?

 

A explicação para tanta chuva está numa combinação de fatores que aumentaram a disponibilidade de umidade sobre Salvador. A passagem de frentes frias pelo litoral da Bahia intensificou o vento marítimo. Isso fez com que mais umidade fosse injetada sobre Salvador. Mas um fator especial este ano, que vem colaborando para chuvas fortes sobre o Nordeste, é que a água do mar na costa do Nordeste está com temperatura acima do normal. Com o oceano mais quente,  a evaporação aumenta e mais umidade vai para a atmosfera para alimentar as nuvens de chuva


Junto com a região da Grande Florianópolis, a capital baiana foi um dos locais onde mais choveu no país este mês até agora.

 

Pela medição do Epagri, em Florianópolis já choveu 363 mm, sendo que a média de chuva para abril é de aproximadamente 116 mm. A região de Antonio Carlos, na Grande Florianópolis, recebeu 490 mm em 17 dias.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias