Oferecido por
Após uma sequência de dias secos, com umidade relativa do ar caindo a níveis críticos e qualidade do ar extremamente prejudicada, a cidade de São Paulo deve ter um alívio no tempo seco e também na qualidade do ar com a passagem de uma frente fria.
Fonte: GettyImages
Níveis críticos de umidade na capital paulista
A umidade relativa do ar tem se mantido em níveis críticos na capital paulista, com a cidade registrando apenas 13% de umidade na terça-feira, 23/07, um nível extremamente crítico. Nesta época do ano, o tempo seco favorece a queda da umidade relativa do ar na faixa central do Brasil. Entretanto, não é comum ver níveis tão críticos como os registrados recentemente. A atuação de uma forte massa de ar quente na faixa central do Brasil, desde a sexta-feira da semana passada, intensificou a queda da umidade e amplificou a sequência de dias quentes e secos sobre a capital.
Qualidade do ar em níveis críticos
A sequência de dias quentes e secos prejudica muito a qualidade do ar na capital paulista. Segundo a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), a qualidade do ar varia entre moderada e ruim na cidade desde última segunda-feira. A chuva é essencial para limpar a atmosfera e melhorar a qualidade do ar. No entanto, a sequência de dias quentes amplifica a quantidade de aerossóis emitidos, prejudicando a qualidade do ar. A falta de chuvas impede a dispersão desses poluentes, que se acumulam na atmosfera. O ar seco também reduz a formação de nuvens e, consequentemente, a possibilidade de precipitação, agravando ainda mais a situação. Sem a chuva para "lavar" a atmosfera, os níveis de poluição aumentam, afetando a saúde respiratória da população, especialmente de crianças e idosos, que são mais vulneráveis a alergias e doenças respiratórias.
Figura 1: Qualidade do ar nesta sexta-feira 26/07. Fonte;CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo)
Frente fria chega para mudar o tempo na capital paulista
Para o dia 30, uma nova frente fria deve passar pela faixa leste do estado de São Paulo, trazendo chuva para a capital. Este sistema deve melhorar a qualidade do ar na cidade e aliviar os dias mais secos. A previsão é de 8mm de chuva, o que já deve ajudar a aliviar a secura na capital. Além da chuva, a frente fria marcará o retorno dos dias frios. A massa de ar frio que segue a frente fria deve causar uma queda importante nas temperaturas. Para se ter uma ideia, a máxima na segunda-feira 29/07 a temperatura máxima será de 27ºC, enquanto na terça-feira 30/07 a máxima será de apenas 16ºC.
Primeira semana de agosto deve ser marcada pelo tempo frio
Assim como na primeira semana de julho, a primeira semana de agosto deve ser marcada por uma sequência de frentes frias que trarão pouca chuva para a capital paulista, mas reforçarão o frio. A primeira semana de agosto será gelada na capital, com o frio já começando nesta terça-feira, 30 de julho.