Oferecido por
As chuvas observadas no Rio Grande do Sul na primeira semana de Setembro ajudaram no avanço da semeadura do milho, que alcançou 37% da área projetada para a safra 2024/2025. O norte do estado é a área com o maior avanço de plantio. Na metade Sul, a maioria das áreas prossegue em preparação para o plantio.
Para a safra 2024/2025 no Estado, a Emater/RS-Ascar projeta o cultivo de 748.511 hectares de milho, e a produtividade está estimada em 7.116 kg/ha.
Foto: Getty Images
Cigarrinha do milho preocupa produtor
As lavouras de milho que estão em fase inicial apresentam bom desenvolvimento, mas persiste a preocupação com cigarrinha-do-milho, principal praga da cultura. Embora o monitoramento contínuo tenha sido realizado, e em alguns casos intervenções de controle tenham sido necessárias, a população do inseto permanece inferior à observada no mesmo período do ano anterior.
Chuva pode frear o avanço do inseto
O deslocamento de uma nova frente fria sobre o Sul do país reforçam o avanço da chuva para áreas do centro e norte gaúcho, nesta sexta-feira (13/09). Ao mesmo tempo que a chuva dificulta os trabalhos de semeadura torna difícil o crescimento populacional da cigarrinha atuando a favor da cultura, principalmente nas fases entre VE e V6, etapas de maior risco para a cultura.
Alerta de chuva moderada
Nesta sexta-feira (13/09), o alerta é para chuva moderada na Região Sul e na porção leste da campanha gaúcha. Em áreas da região central e das missões gaúchas, essa chuva pode variar entre moderada e forte intensidade em alguns intervalos, podendo vir seguida por eventuais rajadas de vento e descargas elétricas. Destaque para a região dos vales, serra gaúcha, na Grande Porto Alegre e norte gaúcho, onde há previsão para volumes elevados de chuva, com possibilidade para eventuais temporais localizados. Condições para rajadas de vento moderadas variando de 40 a 50 km/h na região norte e na serra gaúcha. Há ainda possibilidade de ocorrência de "chuva preta" nessas áreas, preveem os meteorologistas da Climatempo.
Nas demais áreas da campanha gaúcha e da fronteira oeste do RS, dia marcado pela presença do sol entre algumas variações de nebulosidade.
No sábado (14/09), a frente fria se afasta mas a circulação de ventos favorecem a a manutenção das nuvens carregadas em áreas do norte, nos vales, na serra gaúcha e na Região Metropolitana de Porto Alegre. Nas demais regiões da campanha gaúcha, na fronteira oeste, missões e no sul do estado, o tempo segue firme sem chuva. A presença do ar polar deixa as temperaturas amenas.
No domingo (15/09) e na segunda-feira (16/09), o sol aparece com algumas nuvens em todo o Rio Grande do Sul. No domingo, a temperatura segue amena, mas a partir de segunda-feira, a tendência é de elevação.
Leia também: Chuva de Setembro favorece trigo gaúcho em fase reprodutiva