1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Chuva no RS pode frear avanço da cigarrinha do milho
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva no RS pode frear avanço da cigarrinha do milho

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Getty Images

4 min de leitura

Oferecido por

As chuvas observadas no Rio Grande do Sul na primeira semana de Setembro ajudaram no avanço da semeadura do milho, que alcançou 37% da área projetada para a safra 2024/2025. O norte do estado é a área com o maior avanço de plantio. Na metade Sul, a maioria das áreas prossegue em preparação para o plantio.

 

Para a safra 2024/2025 no Estado, a Emater/RS-Ascar projeta o cultivo de 748.511 hectares de milho, e a produtividade está estimada em 7.116 kg/ha.

 

Foto: Getty Images

 

Cigarrinha do milho preocupa produtor  

 

As lavouras de milho que estão em fase inicial apresentam bom desenvolvimento, mas persiste a preocupação com cigarrinha-do-milho, principal praga da cultura. Embora o monitoramento contínuo tenha sido realizado, e em alguns casos intervenções de controle tenham sido necessárias, a população do inseto permanece inferior à observada no mesmo período do ano anterior.

 

Chuva pode frear o avanço do inseto

 

O deslocamento de uma nova frente fria sobre o Sul do país reforçam o avanço da chuva para áreas do centro e norte gaúcho, nesta sexta-feira (13/09). Ao mesmo tempo que a chuva dificulta os trabalhos de semeadura torna difícil o crescimento populacional da cigarrinha atuando a favor da cultura, principalmente nas fases entre VE e V6, etapas de maior risco para a cultura. 

 

Alerta de chuva moderada

 

Nesta sexta-feira (13/09), o alerta é para chuva moderada na Região Sul e na porção leste da campanha gaúcha. Em áreas da região central e das missões gaúchas, essa chuva pode variar entre moderada e forte intensidade em alguns intervalos, podendo vir seguida por eventuais rajadas de vento e descargas elétricas. Destaque para a região dos vales, serra gaúcha, na Grande Porto Alegre e norte gaúcho, onde há previsão para volumes elevados de chuva, com possibilidade para eventuais temporais localizados. Condições para rajadas de vento moderadas variando de 40 a 50 km/h na região norte e na serra gaúcha. Há ainda possibilidade de ocorrência de "chuva preta" nessas áreas, preveem os meteorologistas da Climatempo.

 

Nas demais áreas da campanha gaúcha e da fronteira oeste do RS, dia marcado pela presença do sol entre algumas variações de nebulosidade.

 

No sábado (14/09), a frente fria se afasta mas a circulação de ventos favorecem a a manutenção das nuvens carregadas em áreas do norte, nos vales, na serra gaúcha e na Região Metropolitana de Porto Alegre. Nas demais regiões da campanha gaúcha, na fronteira oeste, missões e no sul do estado, o tempo segue firme sem chuva. A presença do ar polar deixa as temperaturas amenas.

 

No domingo (15/09) e na segunda-feira (16/09), o sol aparece com algumas nuvens em todo o Rio Grande do Sul. No domingo, a temperatura segue amena, mas a partir de segunda-feira, a tendência é de elevação.  

 

Leia também: Chuva de Setembro favorece trigo gaúcho em fase reprodutiva

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias