Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

BH não tem chuva volumosa desde maio

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Por Maria Clara Machado

A COPASA, Companhia de Saneamento de Minas Gerais, anunciou nesta segunda-feira (10), que não haverá racionamento de água na região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo o órgão, o trabalho feito desde janeiro através de campanhas junto a população gerou uma economia de 13,4% em média no consumo de água.

Apesar do anúncio, a presidente da COPASA, Sinara Meireles, ressaltou a importância da economia continuar e das chuvas voltarem de forma regular. Está prevista para dezembro, a inauguração de uma importante obra que deve bombear cinco mil litros de água por segundo do Rio Paraopeba para a Estação de Tratamento de Rio Manso, pertencente ao Sistema.

O Sistema Paraopeba, responsável pelo abastecimento da região metropolitana de Belo Horizonte opera hoje com 31,2%. De acordo com a companhia, caso a redução no consumo de água continue nos próximos meses, o Sistema deve chegar em dezembro com cerca de 20% de sua capacidade.


Crise Hídrica em BH

A falta de chuva acentuada no verão de 2013/2014 também se refletiu drasticamente no Sistema Paraopeba. No começo de 2015, o Paraopeba operava com apenas 30% de sua capacidade. Em fevereiro de 2014, a capacidade era de 77%.


Belo Horizonte fechou os meses de junho e julho com chuva abaixo da média, embora estes sejam historicamente meses de pouca chuva na capital. Neste período ocorreram apenas alguns eventos de chuva isolada. A primeira quinzena de agosto vai terminar sem nenhuma gota de chuva. A média mensal é baixa de apenas 13,7mm. Assim sendo, a última vez que Belo Horizonte teve chuva acima de 20 milímetros foi no dia 7 de maio, quando o INMET registrou 41,7 milímetros.

O meteorologista César Soares explica que apesar do período seco nos últimos meses, a situação deste ano ainda é favorável se comparada ao ano passado. Belo Horizonte acumulou entre janeiro e julho deste ano 789,2 mm de chuva. No mesmo período em 2014, choveu 523,4 mm. “Por enquanto, o bloqueio atmosférico está impedindo a entrada de frentes frias no Sudeste. Só há previsão de alguma chuvinha em Belo Horizonte por volta do dia 20 de agosto”.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias