Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

A chuva do Sul acabou?

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

Depois de ter ficado semanas com grandes áreas do interior do estado submersas pelas águas da cheia dos rios, o Rio Grande do Sul está começando sua terceira semana com predomínio de sol e praticamente sem chuva. Com a trégua da chuva, os rios vão baixando e a população volta para suas moradias, mas avaliam os prejuízos causados pela chuvarada.

Santa Catarina e Paraná estão também entraram em 2016 com graves problemas deixados pela chuva excessiva da primavera de 2015. No norte do Paraná, o sol forte também é muito vem vindo para ajudar a evaporar a água da terra encharcada e facilitar na reconstrução de estradas e pontes que foram danificadas pelo grande volume de chuva na primeira quinzena de janeiro. Neste caso, a chuva de janeiro foi só a gota d´água sobre a chuva muito acima do normal durante a primavera de 2015.

 

 

Os mapas mostram a anomalia (diferença em relação à média) da chuva no Sul do Brasil de julho a dezembro de 2015. Os tons de azul representam que a choveu mais do que o normal. Quanto mais escuro for o azul, mais acima da média foi a chuva, conforme mostra a escala na parte superior dos mapas.

 

 

 

 

 

 

O excesso de chuva na primavera sobre a Região Sul foi consequência direta do forte El Niño que surgiu no ano passado. Com toda a chuva que já caiu sobre o Sul e com todo o sol que se vê agora, a pergunta que se faz agora é: A chuva do Sul acabou? O El Niño não vai mais influenciar o verão? Estas questões são abordadas na análise do meteorologista Alexandre Nascimento.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias