Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Blas: primeiro furacão "major" do Pacífico em 2016

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

 

Furacão de categoria 3

Um grande furacão se desloca pelas águas do oceano Pacífico Leste, mas felizmente não ameaça nenhuma região continental habitada. O furacão Blas nasceu na tarde de 4 de julho depois de passar cerca de 24 horas como uma tempestades tropical. Este é o primeiro furacão do Pacífico Leste da temporada de 2016 e nesta terça-feira, 5 de julho, ganhou ainda mais força tornando-se o primeiro furacão "major" no Pacífico Leste este ano. Ser "major" significa que Blas é um furacão muito forte, com ventos constantes maiores do que 177 km/h. Este é um furacão de categoria 3 na escala Saffir- Simpson que vai até 5.

 

 

 

Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, NHC, na sigla em inglês, às 21 UTC (18 horas em Brasília) de 5 de julho, Blas estava a 1500 km a sudoeste do sul da Baixa Califórnia movendo-se para oeste com velocidade de 26 km/h. Blas ficou mais forte e mais veloz nas últimas 24 horas. A pressão mínima em seu centro foi estimada em 954 hPa. A pressão atmosférica no centro do furacão caiu cerca de 40 hPa em 24 horas! Quanto mais baixa é a pressão, mais fortes ficam os ventos.

Às 21 UTC (18 horas em Brasília) de 5 de julho, Blas estava com ventos máximos sustentados de 205 km/h, com rajadas maiores.

 

 

 

A previsão do NHC é que Blas continue como um furacão Major em grande parte desta quarta-feira, podendo até se intensificar um pouco mais. Porém, na quinta-feira, 7 de julho, Blas deve enfraquecer e voltar a ser um furacão normal, mas ainda forte.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias