Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Vento diminui e frio aumenta no centro-sul do BR

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

Um forte contraste de pressão atmosférica foi observado na quarta-feira, 6 de julho, gerando ventos e rajadas de vento moderados a fortes. Em várias do Sul, do estado de São Paulo, na região da cidade do Rio De Janeiro e no Sul de Minas, a velocidade das rajadas superou os 60 km/h.

O deslocamento de uma massa de ar polar (alta pressão atmosférica) do norte da Argentina para o Paraguai fez a pressão do ar subir ao longo do dia 6 de julho na parte oeste da Região Sul do Brasil e no sul de Mato Grosso do Sul. Ao mesmo tempo ocorria uma forte queda da pressão atmosférica entre o sul do Rio Grande do Sul e o Uruguai, o que gerou a formação de um ciclone extratropical, que é uma região de baixa pressão atmosférica.

 

 

 

O vento é o ar em movimento e o que move o ar é a variação da pressão atmosférica em regiões próximas. Este contraste de pressão atmosférica foi acentuado no centro-sul do Brasil durante esta quarta-feira. Mas o balanço da pressão atmosférica se altera constantemente e nesta quinta-feira é o centro de alta pressão polar (A) que vai começar a predominar sobre o Sul do Brasil, enquanto o ciclone extratropical (B) se afasta para alto mar.

A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre esta movimentação dos centros de baixa e alta pressão atmosférica. O vento diminui, mas o frio aumenta.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias