Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chove forte na Grande SP e rios sobem

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

A chuva forte que caiu na última hora na região entre Diadema e São Bernardo do Campo fez com que o nível do Ribeirão dos Couros subisse rapidamente. Segundo o Sistema de Alerta e Inundações do Estado de São Paulo - SAISP - às 15h10 a situação era de alerta no Ribeirão dos Couros - Vila Rosa, em São Bernardo do Campo e na Mercedes Bens, em Diadema.

O CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou 12,4 mm em Cajamar entre 14h40 e 14h50, cerca de 17 mm em São Caetano do Sul e 16,6 mm em Atibaia no mesmo intervalo. Tecnicamente é uma chuva bastante forte. 

 

A chuva começou mais cedo sobre a Grande São Paulo nesta segunda-feira, depois do temporal que ocorreu ontem que deixou vários alagamentos nas zonas norte e oeste da capital. Entre 10h de ontem e 10h de hoje, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 57,8 mm no Mirante de Santana, na zona norte. Foi a chuva mais forte em 24h desde o início de junho. Em 19 dias o Mirante já acumulou cerca de 140 mm, sendo que a média de chuva para dezembro fica em torno dos 200 mm.

Por volta das 14h40, os radares Climatempo -USP detectavam chuva moderada a forte em vários pontos da capital e da Grande São Paulo. Em apenas 1 hora, entre 14h e 15h choveu 7mm na Vila Prudente e 6,4mm em Santo Amaro

Quem fica pelas ruas nas próximas horas deve ter atenção , pois a chuva está se intensificando e se espalhando rapidamente pela capital. Há risco de novos alagamentos.

 

 

Acompanhe a chuva pelos radares Climatempo-USP

 

Calor e umidade alta

As áreas de chuva aumentam no decorrer da tarde e devem estender por parte da noite. As nuvens carregadas se formaram por causa do calor e de umidade do ar elevada na Grande São Paulo e também pelo interior. Às 14h, a temperatura variava de 28°C a 30°C na maioria das áreas da capital.

As pancadas de chuva devem vir com raios e por vezes com ventos fortes. Não se pode descartar a queda de granizo.

 

 

O tempo permanece quente e úmido em todo o estado de São Paulo no decorrer da semana e as pancadas de chuva à tarde e à noite serão frequentes, com risco de chuva forte na Grande São Paulo, no litoral e no interior.

Não há previsão de chegada da frente fria. A chuva será provocada apenas por áreas de instabilidade que crescem por causa do calor e da umidade do ar elevada.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias