Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

São Luis (MA) recebe quase 100mm de chuva em 24h

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Há cerca de dois anos a população de São Luís, capital do Maranhão, não via tanta chuva como a que ocorreu nesta segunda-feira. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 97,0 mm acumulados entre 10h do dia 8 e 10h do dia 9 de janeiro de 2017, pelo horário de Brasília. Foi o maior volume de chuva acumulado em 24h este ano e desde o começo de maio de 2015, quando choveu 98,2 mm entre os dias 2 e 3 de maio daquele ano.

A maior parte da chuva caiu no fim da madrugada desta segunda-feira. A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia em São Luís registrou 64,0 mm em 2 horas.

A chuvarada desta segunda-feira correspondeu quase 40% da média de chuva para janeiro que é de aproximadamente 255 mm. Durante todo o mês de janeiro de 2016 choveu cerca de 200mm.

 

 

 

Recorde de temperatura

A chuva volumosa que caiu sobre São Luís no fim da madrugada desta segunda-feira fez baixar a temperatura. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a madrugada desta segunda-feira fez a mais fresca do ano até agora, com a temperatura mínima foi de 23,0°C, a menor de 2017.

 

 

 

RelClima: previsão climática para ajudar você a planejar seu negócio

 

As áreas de instabilidade que provocaram a chuva intensa sobre São Luís também atingiram outras áreas do litoral do Maranhão e do estado vizinho, o Pará. Em Turiaçu, no litoral norte maranhense, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 94 mm de chuva acumulados entre 10h do dia 8 e 10h do dia 9 de janeiro de 2017, pelo horário de Brasília, 9h do dia 8 e 9h do dia 9 de janeiro, no horário local.

São LuísTuriaçu e cidades do litoral do Pará estão entre os locais que receberam as chuvas mais volumosas no Brasil entre os dias 8 e 9 de janeiro de 2017.

 

 

 

Chuva aumenta em parte do Nordeste

No decorrer da semana, as áreas de instabilidade tropicais vão continuar ativas na costa norte do Brasil. Os estados do norte do Nordeste, como o Maranhão, Piauí e o Ceará podem ter outros eventos de chuva forte nas próximos dias.

Mas a tendência é de diminuição da instabilidade no leste do Nordeste. Até a quarta-feira, estados como o Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e o leste da Bahia, incluindo o Recôncavo terão aumento da nebulosidade e um pouco de chuva. Mas a chuva não será generalizada e a partir de quinta-feira o tempo seca e o sol volta a predominar.

Outra mudança importante no tempo que deve ocorrer esta semana é a volta da chuva sobre o interior da Bahia. A massa de ar seco que vem atuando sobre o estado já está enfraquecendo e as pancadas de chuva devem voltar a ocorrer no centro-oeste da Bahia a partir de quarta-feira.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias