Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Veja quais são as melhores frutas para consumir em agosto em cada Região

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Por Instituto Akatu

 

Dê preferência a aqueles que estão na sua safra natural, pois estão mais saborosos, nutritivos e são produzidos com menor impacto ambiental!

 

Hoje em dia, uma grande variedade de frutas e hortaliças pode ser encontrada nas feiras e nos supermercados durante o ano todo. Isso é possível com o uso de técnicas de produção agrícola, o que envolve estufas, sementes modificadas e maior uso de pesticidas e fertilizantes.

 

Cada fruta ou hortaliça tem um ciclo natural de crescimento e amadurecimento, já que cada planta tem “preferências” por determinados períodos por conta de suas condições climáticas. Por isso, o ideal é consumi-las na sua safra natural, quando elas estão mais nutritivas, saborosas e abundantes – consequentemente, mais baratas.

 

Foto: Shutterstock

 

As “frutas da estação” geralmente são produzidas em locais próximos aos seus pontos de distribuição. Optar por consumi-las contribui para a redução do impacto ambiental uma vez que essa prática impulsiona a economia local, diminuindo as distâncias entre produtor e consumidor e o desperdício de produtos durante o seu transporte.

 

Com o objetivo de valorizar esses alimentos, o Instituto Akatu irá, todos os meses, divulgar quais são as frutas,  “da estação”*.

 

Região Norte

 

Em agosto, no Norte, começa a época do açaí. O fruto de uma palmeira amazônica caiu no gosto dos brasileiros de todas as regiões do Brasil e fez fama até em outros países por suas propriedades energéticas e antioxidantes. A forma de consumi-lo, porém, varia bastante conforme a região. No Norte, a polpa da fruta forma uma pasta densa que serve de acompanhamento para o jabá (carne seca) e o peixe frito ou grelhado, junto com farinhas de mandioca e/ou tapioca. No Sudeste, a polpa é consumida congelada, adoçada com xarope de guaraná e complementada com frutas como banana e morango. Além do açaí, outras frutas estão na época no Norte como cajá, mangaba, bacuri, maracujá, melancia e melão.

 

 

Região Nordeste

Fruta regional e nativa que entra está na safra no Nordeste em agosto, o caju fornece a castanha (que é o fruto em si) e também a polpa, para fazer sucos, doces e diversas receitas. Acerola, ciriguela, manga, melancia e melão também estão na época no Nordeste.

 

 

 

Região Centro-Oeste

 

No Centro-Oeste, o destaque vai para o baru, fruto da estação que nasce em uma árvore do Cerrado. Do baru é aproveitada uma amêndoa rica em nutrientes antioxidantes – isto é, previne o envelhecimento celular precoce – que é consumida torrada, geralmente como um petisco. Em agosto também é safra de outros frutos do Cerrado como catolé, grão-de-galo, coco-indaiá, loteira, macaíba e xixá.

 

 

Regiões Sudeste e Sul

 

A popular banana está na sua melhor época em agosto no Sudeste. Rica em fibras, vitaminas e minerais, é uma fruta com diversas funcionalidades atribuídas: ajuda a evitar câimbras, a controlar a fome e a melhorar o humor – sem contar que é versátil e cai bem tanto natural como em receitas variadas. No Sul, é hora de aproveitar o fim da safra do morango.

 

 

 

Vale lembrar que a lista de frutas da estação* pode ser influenciada por diversos fatores como as variações climáticas, por exemplo.

 

*Fontes: Ministério da Saúde, Embrapa, Sebrae, Ceagesp 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias