Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

O que acontece na parede do olho de um furacão?

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Imagem realçada do furacão Irma do das 02h35 (BRT) do dia 06 de setembro de 2017. Fonte: NOAA/CIMSS/JPSS

3 min de leitura

Oferecido por

O olho do furacão, diferentemente do que algumas pessoas pensam, na verdade é a parte mais calma de um furacão. Em média o olho de um furacão tem um diâmetro entre 30 e 60 km e é uma região de calmaria, com ventos fracos, com céu claro ou com poucas nuvens.

 

A pior parte de um furacão é a região que envolve o olho, chamada de parede do olho. Na parede do olho são observados os ventos e chuvas mais intensas do sistema.

 

Em superfície os ventos convergem em direção ao centro do furacão,  forçando o ar a subir e assim formando as nuvens de tempestade. A região da parede do olho é onde essa convergência ou encontro dos ventos é mais intensa. Dessa forma, o ar sobe com maior velocidade, potencializando o transporte de umidade e a energia disponível para a formação das tempestades. 

 

 

 

Esquema da parede de nuvens do olho de um furacão

 

Quando dizemos que o olho de um furacão passará sobre uma região também estamos dizendo que, em algum momento, a parte da parede do olho também passará sobre o local. Por isso, muitas  pessoas associam o tempo severo com o olho do furacão. Mas na verdade, o que causa a ventania e a chuva torrencial são as enormes nuvens da parede do olho.

 

 

O olho do furacão Irma, e consequentemente sua parede, passou sobre a ilha de Barbuda entre os dias 05 e 06 de setembro como um furacão de categoria 5, com ventos de 295 km/h. O resultado foi a destruição de aproximadamente 95% da região segundo as autoridades locais.

 

IMG-20170906-WA0032

Imagem realçada do furacão Irma do das 02h35 (hora de Brasília) do dia 06 de setembro de 2017. Fonte: NOAA/CIMSS/JPSS

 

Na imagem a seguir é apresentada a imagem realçada do satélite GOES-13 do furacão Maria do dia 19 de setembro às 11h45 (hora de Brasília). Os tons em vermelho indicam a região de nuvens com topo mais frio, ou seja, nuvens com maior desenvolvimento vertical.

 

Maria_Parede

Imagem realçada do furacão Maria com destaque para a região da parede do olho. FONTE: NOAA

 

 

Fontes:

FAQ/NHC NOAA 

Remoting Sensing Using Satellites

University of Illinois

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias