Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Halo solar se formou no interior da Bahia

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Halo solar se formou em Mansidão (BA), em 22/09/2017 (Foto: José Honório)

3 min de leitura

Oferecido por

Muita gente que estava em Mansidão, cidade no norte da Bahia, na divisa com o sul Piauí, deve ter ficado intrigada com o colorido círculo que se surgiu ao redor do sol. Era um halo solar!

 

 

halo solar é um dos fenômenos ópticos que acontecem na atmosfera por causa da interação da luz solar com pequeninos cristais de gelo que compõem as nuvens altas, do tipo cirrustratus.

  

O halo pode se formar ao redor do sol ou da lua cheia. Entenda como se forma o halo.

 

 

 

  

VCAN provocou nuvens altas

A grande quantidade de nuvens altas que se espalhou pelo centro-oeste e sul da Bahia na sexta-feira, 22 de setembro, está associada a passagem de um VCAN (Vórtice Ciclônico em Altos Níveis). O VCAN é uma circulação ventos no sentido horário que alguma vezes surge na atmosfera em torno de 10 km de altitude.

Na imagem de satélite, uma grande quantidade de nuvens altas e médias podia ser observada não só sobre o centro-oeste e o sul da Bahia, mas também sobre Minas Gerais, em Goiás, no Distrito Federal e sobre o Tocantins.

 

 

Mansidão_BA_okok

 

 

Halo ainda pode aparecer no sábado

O centro do VCAN se desloca de Goiás para Minas Gerais neste sábado e ainda deixa nuvens altas sobre a Bahia, sobre Minas Gerais, Espírito Santo, Rio De Janeiro e parte de São Paulo. O halo solar poderá se formar nestes estados neste sábado. O fenômeno surge apenas entre o fim da manhã e o começo da tarde porque é neste período do dia que os raios solares atingem os cristais de gelo das nuvens cirrustratus no ângulo correto para a formação do halo.

No domingo, a chance de formação do halo solar é pequena porque a quantidade de nuvens altas tende a diminuir bastante com deslocamento do VCAN para o mar.

 

 

Halo solar se formou em Mansidão (BA), em 22/09/2017 (Foto: José Honório)

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias