Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Muita chuva em MS em outubro

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Luís Fernando, Bataguassu (MS)

5 min de leitura

Oferecido por

Voltou a choveu a chover forte em cidades do sul e do leste de Mato Grosso do Sul, depois de temporais que já haviam ocorrido na semana passada em vários locais do estado. As nuvens carregadas vieram do Paraguai e do Paraná e além da chuva volumosa, provocaram ventos fortes e raios.

 

 

Na animação das imagens de satélite, as manchas vermelhas representam as nuvens mais carregadas que passaram pelo sul e pelo leste de Mato Grosso do Sul na manhã de 30/10/17.

 

Chuva forte MS_30-10-17

 

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, em Bataguassu choveu 57 mm entre 8 e 11 horas (hora local), mas 35,8 mm ocorreram em apenas 1 hora. A chuva veio com fortes rajadas de vento com rajadas de 76 km/h Tecnicamente um volume de 20 mm em 1 hora já é considerado como uma chuva intensa. Entre 10 horas e meio-dia (hora local) choveu quase 44 mm em Amambai e 30 mm em Juti.

 

Estas áreas de chuva forte não atingem Campo Grande e tendem a se deslocar para São Paulo. Porém, com o calor e a umidade do ar elevada, outras nuvens carregadas podem crescer sobre Campo Grande e em outros locais de Mato Grosso do Sul e também podem provoca chuva forte. Há previsão de mais pancadas de chuva para a tarde e noite desta segunda-feira, incluindo Campo Grande, e pode chover com moderada a forte intensidade.

 

 

Trégua dos temporais

Os temporais vão dar uma trégua ao centro-sul de Mato Grosso do Sul nos próximos três dias. Nesta terça-feira, o extremo sul do estado, região de Ponta Porã, Dourados, Juti não deve ter chuva. Campo Grande e o centro-norte e noroeste do estado ainda podem ter fortes pancadas. Para a quarta-feira, a previsão é de que as áreas instabilidade enfraqueçam mais e toda a faixa oeste e sul de Mato Grosso do Sul deve ter um dia de sol e tempo seco. Nas outras áreas, as pancadas de chuva serão de curta duração e o risco de temporal é baixo. A região de Campo Grande e todo o centro, sul e leste de Mato Grosso do Sul deve ter predomínio de sol na quinta-feira, 1 de novembro

As pancadas de chuva voltam a ocorrer por todo o estado a partir da sexta-feira. Confira a previsão diariamente!

 

 

Chuva acima da média

Muitas áreas de Mato Grosso do Sul estão terminando o mês de outubro com chuva acima da média normal para o mês. Do início do mês até o fim da manhã do dia 30, o Instituto Nacional de Meteorologia já havia registrado de 100 mm a 200 mm em diverso locais. A capital, Campo Grande, acumulava cerca de 210 mm, sendo que média para outubro varia de 130 a 150 mm.

 

O mapa mostra a média de chuva histórica em outubro no Centro-Oeste do Brasil. 

 

CO_média de chuva out

Mapa de média de chuva história no Centro-Oeste

 

A tabela mostra a comparação do total de chuva acumulado em 30 dias de outubro, até o meio-dia, com a média de chuva histórica para o mês.

 

Chuva acumulada em alguns locais de MS em outubro, até o dia 30 (INMET)

 

 

Foto de Luís Fernando, Bataguassu (MS)

 

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias