Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Temporais no Sudeste vão aumentar nos próximos dias

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Thais Teixeira, Mairiporã (SP)

5 min de leitura

Oferecido por

A última semana de 2017 está sendo marcada por temporais em vários estados da Região Sudeste. Os mais recentes que ocorreram a noite da quarta-feira, 27 de dezembro, despejaram 57 mm de chuva em apenas 2 horas sobre Barbacena, na Zona da Mata de Minas Gerais, 34 mm em 1 hora em São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, 32 mm em 1 hora em Dracena, no oeste de São Paulo e quase 30 mm em Paraty, no litoral sul do Rio De Janeiro.

 

Tecnicamente 20 mm em 1 hora já é chuva forte. Estes foram só alguns exemplos da violência com que a chuva vem caindo em áreas do Sudeste. Não é chuva generaliza, mas uma grande quantidade em pouco tempo e em pequenas áreas, o que em geral provoca alagamentos repentinos.

Até agora, o Espírito Santo e o norte de Minas Gerais foram poupados dos temporais, pois ficaram "protegidos" com a forte influência da ASAS - alta pressão (atmosférica) do Atlântico Sul. A recente passagem de uma frente fria pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro colaborou para o aumento da quantidade de pancadas de chuva sobre São Paulo, no Rio de Janeiro e no centro-sul e oeste de Minas Gerais.

 

Acompanhe a nebulosidade pelas imagens de satélite

 

 

 

 

ASAS enfraquece

Nesta quinta-feira, a ASAS perde força sobre o Espírito Santo e o norte de Minas Gerais. Algumas pancadas de chuva já poderão ocorrer a partir da tarde no sul capixaba e nas áreas ao sul do Vale do Rio Doce. Mas o sol forte e o calorão continuam em todas estas regiões.

Na sexta-feira, 29 de dezembro, as condições para chuva aumentam um pouco mais no Espírito Santo e sobre o norte e leste de Minas Gerais, mas é no fim de semana, o último de 2017, que as pancadas de chuva voltarão a ocorrer nestas áreas do Sudeste. Há risco de temporais no fim de semana que promete ser ainda bastante abafado. A chuva poderá será forte também na Grande Vitória e na Grande Belo Horizonte.

 

Previsão para a festa de Ano Novo nas praias e nas capitais

 

Baixa pressão

A preocupação é grande com o grande volume de chuva estimado para o estado do Rio de Janeiro, para o centro-sul e oeste de Minas Gerais e para o estado de São Paulo. Todas estas áreas já estão muito úmidas e a previsão é de que fluxo de ar quente e úmido fique ainda mais intenso no fim de semana. Além disso, a pressão atmosférica estará em queda nos próximos dias. Baixa pressão do ar, muita umidade e calor são os ingredientes básicos para a formação das grandes nuvens que provocam os temporais.

Mesmo com a expectativa de várias horas com sol e tempo seco, há previsão de fortes pancadas de chuva para esta quinta-feira e também para a sexta-feira, 29 de dezembro nestas regiões, que podem ocorrer também no Grande Rio e na Grande São Paulo.

O risco tempestades e a preocupação com danos provocados por eles será muito maior no sábado e no domingo. O último fim de semana de 2017 será de alerta para chuva forte e volumosa sobre o estado do Rio de Janeiro, incluindo a região serrana e Baixada Fluminense, para o centro-sul e oeste de Minas Gerais e para todo o estado de São Paulo. Não deixe de conferir a previsão para o Sudeste!

 

O mapa mostra a estimativa de chuva para o Sudeste até o dia 1 de janeiro de 2018.

 

 

Confira a estimativa de chuva para o BR até o começo de 2018

 

 

 

Foto de Thais Teixeira, Mairiporã (SP)

 

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

Climatempo Consultoria: monitoramento, planejamento, previsão climática

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias