Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Minas Gerais ainda pode ter chuva forte nesta sexta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Dora Oliveira, Governador Valadares (MG)

4 min de leitura

Oferecido por

O ano de 2018 começou com características típicas do verão no estado de Minas Gerais: ar abafado, muitas nuvens e muitas pancadas de chuva. No começo da tarde da quinta-feira, 4 de janeiro, chovia com moderada a forte intensidade sobre diversas regiões da Grande Belo Horizonte, da Zona da Mata Mineira, no Triângulo, no Noroeste Mineiro também no Vale do Rio Doce. A passagem de uma frente fria pelo litoral do Rio De Janeiro e do Espírito Santo intensificou novamente as áreas de instabilidade que já estavam sobre Minas Gerais. Além de Minas, os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo também sentiram o aumento da frequência e da quantidade de chuva por causa desta frente fria.

 

Risco de chuva forte nesta sexta

Esta frente fria se afasta do litoral capixaba nesta sexta-feira, mas as áreas de instabilidade vão continuar bastante ativas sobre Minas Gerais deixando todo o estado com muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes. O tempo fica muito instável nesta sexta-feira, com previsão de chuva várias vezes durante o dia em todas as regiões mineiras. Há risco de chuva moderada a forte inclusive na região da Grande Belo Horizonte.

 

Influência da ASAS

As condições para chuva tendem a diminuir sobre o centro-norte e o leste de Minas Gerais a partir do sábado, 6 de janeiro, por causa da intensificação do sistema de alta pressão atmosférica conhecido como ASAS - Alta (pressão) Subtropical do Atlântico Sul. A ASAS diminui a umidade do ar, a nebulosidade e as condições para a chuva. Regiões como o Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha já não devem ter mais chuva no sábado. No domingo e na segunda-feira, 8 de janeiro, o noroeste mineiro também deve ficar com tempo seco.

Porém, nas regiões próximas a São Paulo como o Sul de Minas e o Triângulo Mineiro, as condições para chuva tendem a aumentar no fim de semana. Veja como fica a previsão para Minas Gerais para os próximos dias.

 

Chuva em Belo Horizonte

O dia 1 até por volta das 14 horas do dia 4 de janeiro, o Instituto Nacional de Meteorologia já registrou aproximadamente 90 mm de chuva na região da Pampulha, em Belo Horizonte, o que representa cerca de um terço da média normal de chuva para janeiro.

A Grande Belo Horizonte vai continuar tendo pancadas de chuva nos próximos dias e ainda pode chover com moderada a forte intensidade nesta sexta-feira e no sábado, 6 de janeiro, mas a tendência é que as pancadas de chuva fiquem mais esporádicas entre o domingo e a terça-feira.

 

 

Foto de Dora Oliveira, Governador Valadares (MG)

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

Climatempo Consultoria: monitoramento, planejamento, previsão climática

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias