Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Calor bate recorde no Rio de Janeiro

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Patrícia Pinheiro, Rio de Janeiro (RJ)

5 min de leitura

Oferecido por

Como previsto, o ar esquentou ainda mais nesta quinta-feira em todo o estado do Rio De Janeiro, com temperaturas em torno dos 40°C na capital fluminense. A zona oeste carioca foi a mais quente, com 40°C no aeroporto Jacarepaguá às 14 horas. Os aeroportos Tom Jobim (zona norte) e Santos Dumont (centro) registraram até 37°C. Na base área de Santa Cruz (zona oeste), a temperatura chegou aos 38°C. Por volta das 15 horas, o Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro registrou 42,4°C em Guaratiba e  40,8°C na região do Riocentro, na Barra.

 

Sensação térmica

 
Segundo informações do Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro, na Barra/Riocentro, a sensação térmica às 16 horas chegou aos 45,3°C. No Jardim Botânico, a sensação térmica foi de 41,0°C, às 15h30 e em Santa Cruz de 41,9°C, às 15h30.

A sensação térmica não foi muito maior do que a temperatura real porque o ar ficou mais seco do que nos últimos dias. O nível de umidade no ar baixou para 28% às 14 horas no aeroporto de Jacarepaguá, a temperatura real do ar era de 40°C e a sensação térmica foi de 42°C

 

Recorde de calor

A tarde desta quinta-feira foi a mais quente do ano na cidade do Rio de Janeiro, e no estado do Rio de forma geral. Porém, o valor oficial da temperatura recorde foi de 38,8°C, na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia em Santa Cruz, na zona oeste do Rio. O recorde anterior era de 37,0°C, no dia 2 de janeiro. 

A tarde mais quente do verão 2017/2018, que começou em 21/12/2017, foi a do dia 24/12/2107 quando a temperatura alcançou 39,0°C,  segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

No verão passado, 2016/2017, a temperatura não chegou aos 40°C no Rio. A última vez que isto ocorreu foi no dia 16 de novembro de 2017, quando a temperatura atingiu 40,5°C.

 

 

Foto de Patrícia Pinheiro, Rio de Janeiro (RJ)

 

Por que o calor aumentou?

A marca dos 40°C na cidade do Rio de Janeiro em geral ocorre no fim da primavera ou durante os meses de verão. Mas alcançar os 40°C em janeiro ou mais é preciso criar condições para que o ar esquente bastante. Foi o que ocorreu nesta quinta-feira: muitas horas com poucas nuvens, o que deixou o sol forte por várias horas e ventos quentes. O ar ficou mais seco, o que reduziu as condições para chuva.

 

Pancadas de chuva a partir desta sexta

A nebulosidade e as condições para chuva diminuíram no estado do Rio de Janeiro por causa da intensificação da ASAS (Alta (pressão) Subtropical do Atlântico Sul) sobre a Região Sudeste do Brasil. Este sistema de alta pressão reduziu a disponibilidade de umidade no ar.

 

Mas a partir desta sexta-feira, 19, as pancadas de chuva retornam sobre o Grande Rio e no centro-sul fluminense por causa da aproximação de uma frente fria. Para o Grande Rio, a previsão é de que chova só à noite, mas no Sul Fluminense e na Costa Verde, a chuva pode começar à tarde. Não há expectativa de chuva para a região dos Lagos e nem para o Norte/Noroeste fluminense, regiões que poderão registrar calor de 40°C nesta sexta-feira. Mesmo com a previsão de chuva no centro-sul do estado, o calor nesta sexta-feira será intenso.

O centro-sul fluminense poderá ter chuva forte, com raios e ventos fortes, com rajadas máximas de 60 km/h a 80 km/h.

 

Fim de semana

No fim de semana, com a passagem da nova frente fria pelo litoral fluminense, a nebulosidade e as condições para chuva aumentam. Há risco de temporais no sábado e a sensação de calor diminui.

Para o domingo, a previsão é de períodos com sol sempre com nuvens e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite em todo o estado do Rio de Janeiro. Há risco de chuva moderada a forte.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias