Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Carnaval pode terminar em temporal no Rio de Janeiro

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Bárbara Campos, RJ (RJ)

5 min de leitura

Oferecido por

Grandes mudanças no tempo ocorrem no estado do Rio De Janeiro nas próximas 48 horas e o carnaval de 2018 que começou em sol forte deve terminar em temporal. As condições para chuva aumentam muito por causa da chegada de uma frente fria ao litoral fluminense. O impacto do muito quente que está sobre o estado do Rio de Janeiro com o ar frio de origem polar que vem com a frente fria vai colaborar para a formação de nuvens carregadas.

 

No domingo, 11, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a região do estado do Rio de Janeiro foi a mais quente no país. A maior temperatura no Brasil no dia 11 de fevereiro de 2018 foi de 37,1°C, em Seropédica.

Nesta segunda-feira, o calorão persiste na cidade do Rio e em todo o estado do Rio de Janeiro. Por volta do meio-dia, a temperatura no aeroporto Jacarepaguá, na zona oeste carioca, e no aeroporto Santos Dumont, na zona sul, era de 36°C. Nos dois locais, a umidade relativa do ar estava em torno de 45%, que pode ser considerado um pouco abaixo do normal, mesmo assim, o índice de calor alterado pela umidade do ar era de 41°C. 

Por volta de 15 horas, o termômetro indicava 38°C no aeroporto Santos Dumont e a sensação de calor chegava a 43°C. No aeroporto de Jacarepaguá, onde a umidade estava um pouco mais alta, a sensação de calor chegava a 47°C neste mesmo horário, com temperatura local de 36°C.

A tarde da segunda-feira de carnaval pode ser uma das mais quentes do ano até agora. O calor vai baixar mesmo só na quarta-feira. Veja como fica a temperatura na cidade do Rio de Janeiro nos próximos dias

 

Chuva forte à vista

O sol e o calor deixam a maioria das pessoas mais animadas, mas os meteorologistas se preocupam é com a chuva que está chegando. As condições para pancadas de chuva fortes já são altas na tarde e noite da segunda-feira de carnaval no Grande Rio e no centro-sul fluminense, que inclui as cidades serranas e região de Paraty/Angra dos Reis. Porém, o risco de temporais é ainda maior na terça-feira de carnaval e na quarta-feira de cinzas.

 

Com a chegada da nova frente fria na terça-feira, 13, e o calor intenso que se observa sobre o estado do Rio de Janeiro, nuvens carregadas devem crescer em todas as regiões fluminense provocando pancadas de chuva com raios e eventualmente ventos fortes especialmente durante a tarde e à noite. Porém, a chuva pode começar pela manhã em várias áreas no Grande Rio e no centro-sul fluminense. De qualquer forma, a maior preocupação com temporais é para a tarde e noite da terça-feira. Há potencial para alagamentos. Além do Grande Rio e da Costa Verde, pode chover forte também nas cidades serranas, na região do Lagos.

 

 

Foto de Bárbara Campos, RJ (RJ)

 

Mais chuva na quarta-feira de cinza

A presença da frente fria no litoral fluminense durante a quarta-feira de cinzas, e a circulação de ventos fazendo a umidade aumentar, as condições para chuva são ainda maiores em todo o estado do Rio de Janeiro. A chuva deve ser mais persistente e volumosa na Costa Verde, no Grande Rio e na Região Serrana, com potencial para alagamentos.

A quarta-feira será um dia fresco com a chuva e a grande quantidade de nuvens. Veja a previsão de temperatura para a cidade do Rio de Janeiro.

As condições para chuva são altas sobre o estado do Rio de Janeiro pelo menos até o próximo sábado, 17 de fevereiro. Confira a previsão para cinco dias.

 

Desfiles na Sapucaí

O risco de chuva e de ventos moderados a fortes e de raios já é alto para a noite desta segunda-feira na cidade do Rio e a chuva pode cair também durante os desfiles na Marquês de Sapucaí. Porém, o risco de chuva é menor na madrugada da terça-feira, 13 de fevereiro.

 

Apuração

Na quarta-feira, 14 de fevereiro, será a apuração dos votos para saber quem será a escola campeã do grupo especial do carnaval do Rio de Janeiro em 2018. A previsão é de que o tempo fique muito instável, com alto risco de chuva em todos os períodos do dia. Há risco de chuva forte.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias