Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Risco de chuva forte em capitais do Nordeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Raimundo Souza, Ubajara (CE)

4 min de leitura

Oferecido por

As áreas de instabilidade que provocaram a chuva forte sobre o Ceará fazem parte da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical - que vai continuar ativa na costa norte do Nordeste nos próximos dias.

A ZCIT é um sistema meteorológico da circulação atmosférica global e sua influência no Brasil é sentida no norte do país (norte das Regiões Nordeste e Norte) durante o verão e o outono no Hemisfério Sul.

 

 

Muita chuva no Ceará

A segunda-feira de carnaval foi marcada por muita chuva sobre a Grande Fortaleza e em sobre várias áreas do Ceará. Nuvens bastante carregadas avançaram do mar e se espalharam pelo Ceará provocando a chuva forte.

Entre 14h30 do domingo, dia 11, e 14h30 da segunda-feira, 12 de fevereiro, o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais -  registrou até 66,6 mm em Maracanaú, 57,2 mm em Fortaleza e 53,0 mm em Caucaia. Já a FUCEME registrou 104,0 mm em Pindoretama e 95,0 m em Beberibe.

As nuvens carregadas que vieram do mar provocaram chuva forte também pelo interior do Ceará. Pela medição da FUNCEME (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos), do governo do Ceará, choveu 72 mm em 24 horas em Granja e 61,0 mm em Crateús.

Confira os 10 maiores volumes de chuva registrados pela FUNCEME entre 14 horas de 11/2/18 até 14h de 12/2/18

 

Pindoretama (posto Pindoretama): 104.0 mm

Beberibe (posto Uruau Carrapicho): 95.0 mm

Tianguá (posto Pindoguaba): 75.0 mm

Beberibe (posto Beberibe): 72.0 mm

Granja (posto Pessoa Anta): 72.0 mm

Crateús (posto Ibiapaba): 61.0 mm

Ibiapina (posto Santo Antonio da Pindoba):55.2 mm

Alcântaras (posto Alcântaras): 55.0 mm

Santa Quitéria (posto Santa Quitéria): 52.9 mm

Bela Cruz (posto Bela Cruz): 50.0 mm

 

 

Chuva forte Fortaleza 12-2-18

 

 

Chuva da ZCIT

 

A maior influência da ZCIT será sentida no Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. Pelo menos até o sábado, 17 de fevereiro, nuvens carregadas devem se espalhar especialmente sobre estes estados. As capitais Fortaleza, Teresina e São Luís terão pancadas de chuva frequentes e algumas podem ser fortes e com raios. Há previsão de pancadas de chuva nos próximos dias também para áreas de serão da Paraíba, de Pernambuco e do extremo norte da Bahia.

 

Atenção para chuva entre Natal e Recife

As condições para chuva tendem a aumentar também em parte do leste do Nordeste no decorrer da semana. Entre a quarta-feira, 14, e sábado, 17 de fevereiro, áreas de instabilidade devem ganhar força na costa entre o Rio Grande do Norte e Pernambuco. Nuvens carregadas podem atingir as capitais Natal, João Pessoa e Recife provocando chuva moderada a forte e com raios.

Pancadas de chuva são esperadas no decorrer da semana também para litoral de Alagoas, de Sergipe e de da Bahia, mas não há expectativa de chuva intensa.

 

 

Foto de Raimundo Souza, Ubajara (CE)

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias