Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Frente fria chega ao litoral de SP nesta quarta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Rafael Nascimento, São José do Rio Preto (SP)

4 min de leitura

Oferecido por

Uma frente fria se forma sobre o Sul do Brasil nesta quarta-feira e avança para o litoral paulista, ajudando a intensificar as áreas de instabilidade que já estão sobre o estado de São Paulo. Há uma forte área de baixa pressão atmosférica associada com esta frente fria e mesmo sem passar exatamente sobre São Paulo vai colaborar para a formação de nuvens carregadas sobre o estado e também para intensificação dos ventos.

 

Tempo instável

O tempo fica mais instável nesta quarta-feira, 21 de fevereiro, em todo o estado de São Paulo, com muitas nuvens, mormaço, ar abafado e pancadas de chuva no decorrer do dia. Há risco de raios e de chuva moderada forte na região da capital paulista e da Grande São Paulo, pelo litoral e no interior do estado.

A forte área de baixa pressão atmosférica que passa pelo litoral da Região Sul do Brasil nesta quarta-feira aumenta a velocidade do vento também no estado de São Paulo. Nesta quarta-feira, as rajadas de vento podem ocorrer mesmo sem estar chovendo. As rajadas mais intensas devem atingir velocidades de 60 km/h a 80 km/h. Isto pode ocorrer em todas as regiões do estado.

 

Cidade de São Paulo está tendo o fevereiro mais seco em 57 anos

 

Sorocaba tem fevereiro mais seco pelo menos desde 2002

 

Durante a quinta-feira, com o afastamento da frente fria, as condições para chuva começam a diminuir em parte do estado de São Paulo. Mas algumas fortes pancadas de chuva ainda poderão ocorrer no norte do estado, na Mantiqueira, no Vale do Paraíba e no litoral norte.

 

 

Foto de Rafael Nascimento, São José do Rio Preto (SP)

 

Calor pré-frontal

Apesar da grande quantidade de nuvens o dia todo sobre o estado de São Paulo, a temperatura subiu nesta terça-feira. O aquecimento veio com o predomínio dos ventos quentes vindos do interior do Brasil. Na cidade de São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura máxima de 28,1°C. Foi a maior temperatura desde a segunda-feira de carnaval, quando a capital paulista registrou 32,0°C.

O legítimo calor pré-fontal foi sentido no litoral paulista. É uma grande elevação da temperatura que ocorre horas antes da chegada de uma frente fria. No Guarujá, pela medição da base aérea, a temperatura às 14 horas era de 34°C, mas a sensação de calor chegava aos 39°C!

 

Alerta no litoral

A passagem desta frente fria deixa o litoral de São Paulo em alerta novamente. Há risco de fortes pancadas de chuva durante esta quarta-feira, com raios e rajadas de vento com até 80 km/h.

Na quinta-feira e na sexta-feira, o litoral sul e a Baixada Santista só devem ter chuva fraca, mas ventos moderados. Porém, a chuva ainda poderá ser volumosa no litoral norte, onde ocorreram grandes enchentes na quarta-feira de cinzas. Veja alerta especial para o litoral norte de São Paulo.

 

A situação é preocupante porque choveu muito nas praias paulista no fim do carnaval. Houve uma grande queda de barreira na rodovia Mogi-Bertioga que permanecia interditada nesta terça-feira, 20 de fevereiro. Segundo do DER - Departamento de Estradas de Rodagem - a rodovia só deve ser liberada no fim desta semana.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias