Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Áreas de instabilidade ganham força sobre o Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Luiz Miguel Campo Novo/RS.

3 min de leitura

Oferecido por

Março vai começar com maiores condições de chuva no Sul do Brasil. As áreas de instabilidade vão atuar com mais força nos próximos dias e há risco de chuva forte em parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. 

 

Março começa com pancadas de chuva 

O fluxo de ar quente e úmido vindo do Norte do país está ganhando força sobre a Região Sul facilitando a formação de nuvens carregadas. Ao mesmo tempo, um sistema de baixa pressão atmosférica ganha força sobre o Paraguai e o norte da Argentina, e também vai colaborar para a formação das nuvens de chuva. 

 

Nesta quinta-feira (1), toda a Região Sul terá períodos de sol e calor. As nuvens aumentam no decorrer do dia e há previsão de pancadas de chuva com raios. A chuva tende a ser mais frequente e até de forte intensidade em municípios do Paraná e de Santa Catarina, inclusive em Curitiba e Florianópolis.  

 

A parte norte do Rio Grande do Sul, áreas serranas do estado e a Grande Porto Alegre poderão ter pancadas de chuva moderadas. Já a menor quantidade de chuva, deve ocorrer sobre o centro-sul gaúcho, região que enfrenta problemas por causa da seca. 

 

Foto: Luiz Miguel Campo Novo/RS.
 

Tendência para o fim de semana 

Quase todo o Sul do Brasil vai seguir instável com condições para mais pancadas de chuva e risco de chuva forte até o próximo domingo (4). Os meteorologistas já esperam por uma nova frente fria no início da semana que vem. 

 

Entenda as mudanças sobre o Sul do Brasil que vão favorecer a ocorrência de chuva nestes primeiros dias de março com a meteorologista Josélia Pegorim:

 

 

Faltou chuva em fevereiro 

A Região Sul do Brasil terminou o mês de fevereiro com chuva abaixo da média em muitas áreas. Entre as capitais,Porto Alegre (RS) fechou o mês com 20% acima da média mensal. Pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o total acumulado de chuva do dia 1 até às 9 horas do dia 28 foi de 119 mm. A média para fevereiro é de 99 mm. 

 

Curitiba (PR) e Florianópolis (SC) encerraram fevereiro com déficit de chuva. No mesmo período, Curitiba acumulou 101 mm, ficando 29% abaixo da média mensal, que é de 142 mm. Florianópolis acumulou no total 129 mm, ficando 35% abaixo da média de fevereiro, que é de 197 mm, pelo INMET.  

 

Veja no Agroclima: Clima favorece plantio do milho em grande parte do BR  

 

  

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias