Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sudeste ainda pode ter temporais nos próximos dias

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de João Paulo, São Joaquim da Barra (SP)

3 min de leitura

Oferecido por

Fevereiro de 2018 deu muita chuva para o estado do Rio De Janeiro, para o Espírito Santo e para a maioria das áreas de Minas Gerais. Choveu menos do que o normal sobre o Sul de Minas, no Triângulo Mineiro e em praticamente todo o estado de São Paulo.

Março começa com uma situação quase inversa em relação a que predominou em fevereiro: mais umidade nas regiões que tiveram pouca chuva em fevereiro e predomínio de tempo seco em várias áreas onde a chuva foi volumosa.

 

Tempo seco

O sistema de alta pressão atmosférica conhecido como ASAS - Alta (pressão) Subtropical do Atlântico Sul - ganha força sobre o Espírito Santo sobre o norte e o leste de Minas Gerais reduzindo a nebulosidade e a chuva. Até o domingo, 4 de março, o sol forte e o calor predominam sobre a maioria das regiões capixabas, no Noroeste Mineiro, no Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha. Para Vitória só tem possibilidade de chuva a partir da tarde do domingo.

A região da Grande Belo Horizonte continua tendo pancadas de chuva à tarde e à noite até o domingo. Pode chover com moderada a forte intensidade em alguns dias em vários locais.

 

 

Foto de João Paulo, São Joaquim da Barra (SP)

 

Pancadas de chuva

Porém, muitas áreas em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais ainda podem ter fortes pancadas de chuva nos primeiros dias de março. A circulação de ventos sobre o Brasil vai favorecer uma concentração de umidade sobre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e também sobre o Sul de Minas, a Zona da Mata Mineira e sobre o Triângulo Mineiro. Estas áreas terão pancadas de chuva frequentes pelo menos até o domingo, 4 de março, com risco de vários temporais. Pode chover forte novamente na região das capitais São Paulo e Rio de Janeiro.

 

No caso do Litoral Norte de São Paulo e da Baixada Santista, onde houve queda de barreira e várias cidades tiveram enchente e grandes alagamentos em fevereiro, não há previsão de chuva tão intensa como no fim do carnaval, por exemplo. Mas os rios estão muito cheios e o solo bastante úmido. Assim, não se pode descartar o risco de transbordamento de rios e mais queda de barreiras.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias