Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

O que provocou tanta chuva no litoral de SP?

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Augusto Ayres, Caraguatatuba (SP), 15/2/18

3 min de leitura

Oferecido por

Mais uma vez, várias áreas do litoral de São Paulo tiveram problemas com o excesso de chuva que causaram novos alagamentos. Desta vez, a chuva foi muito volumosa na Baixada Santista e também no Litoral Norte paulista. Segundo o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - em áreas de São Vicente, de Santos e de Ubatuba choveu mais de 90 mm em menos de 24 horas. É um volume de chuva muito elevado e representa quase 50% da média de chuva normal para março, que fica em torno dos 220 mm.

 

A sequência de imagens captadas pelo satélite meteorológico GOES 16 mostra as nuvens carregadas que passaram pelo litoral de São Paulo na madrugada de 7/3/18. Repare que alguns aglomerados de nuvens se formaram no litoral de São Paulo e se deslocaram da Baixada Santista para o Litoral Norte, mas outras nuvens carregadas avançaram do interior do estado de São Paulo e levaram mais chuva para o litoral.

 

 

 

A formação destas áreas de instabilidade está associada a intensificação da convergência de ventos sobre São Paulo por causa do deslocamento de uma frente fria pelo litoral paulista. Ventos marítimos se intensificaram com a chegada da frente fria, o que aumentou a concentração de umidade no ar. A maior disponibilidade de umidade estimulou a formação de mais nuvens de chuva.

 

Todo o litoral de São Paulo permanece em alerta nesta quarta-feira para mais chuva. Há potencial para alagamentos. O aumento da instabilidade está associado com as mudanças de ventos provocada pela passagem de uma frente fria.

Durante a quinta-feira, 8 de março, a população do litoral de São Paulo ainda deve ficar atenta. O tempo fica mais instável e a chuva será frequente, por vezes com moderada a forte intensidade. 

Vale lembrar que Santos, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba tiveram vários eventos de chuva intensa, queda de barreiras e enchente em fevereiro.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias