Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva diminui no Vale do Itajaí, mas preocupa no leste do RS

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Evanor Oliveira, Maracajá (SC)

4 min de leitura

Oferecido por

As áreas de instabilidade enfraqueceram sobre o litoral de Santa Catarina e sobre o Vale do Itajaí, depois de provocaram muita chuva no fim de semana. A chuva volumosa causou enchentes, muitos estragos materiais e vítimas fatais. Diversas cidades catarinenses acumularam mais de 100 mm nas últimas 72 horas.

 

Com o enfraquecimento das áreas de instabilidade, a nebulosidade diminuiu e o sol voltou a aparecer forte nesta segunda-feira. Joinville tinha 31°C às 11 horas e o aeroporto de Florianópolis registrava 29°C nesta hora. Mais ainda há risco de pancadas de chuva a partir da tarde, que podem ser moderadas a fortes em alguns locais.

 

Chuva em Santa Catarina entre 30/3/18 e 2/4/18

 

Ciclone extratropical

Uma queda acentuada da pressão atmosférica fez com que as áreas de instabilidade que estavam sobre o Sul do Brasil se organizassem como uma frente fria e com um ciclone extratropical. Este ciclone, que é um sistema de baixa pressão atmosférica ainda está no litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas já começa a afastar do litoral da Região Sul durante a terça-feira, 3 de abril.

 

Muita chuva no leste do Rio Grande do Sul

A chuva preocupa nesta segunda-feira no leste do Rio Grande do Sul, onde está a porção de maior instabilidade do ciclone extratropical. Entre 9 horas do dia 1 e 9 horas de 2 de abril, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 101,2 mm em Mostardas, 111,5 mm em Encruzilhada do Sul e 96,0 mm em Camaquã.

O ciclone extratropical continua provocando chuva no decorrer desta segunda-feira no leste do Rio Grande do Sul. Porto Alegre tem um dia chuvoso e pode ter problemas com bolsões de alagamento por causa da chuva persistente e com até moderada intensidade.

Áreas nas serras gaúcha e catarinense e também no litoral sul de Santa Catarina podem ter chuva moderada a forte até a noite desta segunda-feira, 2 de abril.

 

Terça-feira com pancadas de chuva

O ciclone extratropical começa a se afastar do litoral do Sul do Brasil durante esta terça-feira, mas deixa áreas de instabilidade pelo leste da Região. Todo o litoral, as regiões metropolitanas de Porto Alegre, Florianópolis e de Curitiba ainda podem ter pancadas de chuva. Não há expectativa de temporal, mas a chuva pode cair com moderada intensidade em alguns momentos.

O sol predomina no centro, oeste, sul e norte do Paraná e a chance de chuva é baixa nesta terça-feira. As outras áreas do interior de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul também terão sol, mas há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde.

 

Ar seco

Uma massa de ar seco ganha força sobre o Sul do Brasil a partir da quarta-feira, 4 de abril, diminuindo as condições para chuva. Várias áreas da Região vão ficar com tempo firme, sem chuva nos próximos dias. Confira a previsão para a Região Sul.

 

 

Foto de Evanor Oliveira, Maracajá (SC)

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias