Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Alerta para ventania na Região Sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Maira Di Giaimo, Canela (RS)

4 min de leitura

Oferecido por

Uma forte área de baixa pressão atmosférica atua entre o norte da Argentina, o Paraguai, o Sul do Brasil, o Uruguai e o Paraguai. Isto está gerando nuvens bastante carregadas e também aumentando a intensidade dos ventos sobre o Sul do Brasil. Na manhã desta segunda-feira, 11 de junho, as rajadas de vento já chegavam aos 100 km/h na região serrana do Rio Grande do Sul. Mas outros locais deste estado também registram intensas rajadas de vento, superiores a 80 km/hh.



Em São José dos Ausentes, as rajadas de vento começaram superar os 90 km/h entre 8 e 9 horas da manhã e chegaram aos 103 km/h entre 11 horas e meio-dia, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

Em Canela, também na serra gaúcha, o INMET registrou 93 km/h na noite do domingo. Em Cambará do Sul, Passo Fundo e em Serafina Correa, as rajadas variaram de 80 km/h a 85 km/h entre a noite do domingo, 10, e o fim da manhã desta segunda-feira.

Em Chapecó, no oeste de Santa Catarina, o aeroporto local registrou uma rajada com 40 nós (aproximadamente 72 km/h) por volta das 12h30 desta segunda-feira.

 

A imagem captada pelo satélite GOES 16 mostra nuvens carregadas (formações arredondadas) sobre diversas áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 

 

 

 

 

 

Alerta de ventania

O alerta para ventania vale para toda a Região Sul. As rajadas de vento pode passar um pouco dos 100 km/h nos três estados por causa da passagem de nuvens carregadas e até mesmo sem estar chovendo. A pressão atmosférica permanece muito baixa.

Durante a terça-feira, 12 de junho, o risco de ventania nos estados do Sul do Brasil permanece alto, com rajadas da ordem de 100 km/h.

 

Frente fria forte

A terça-feira, 12,  é de alerta para tempo severo na Região Sul, com risco de chuva volumosa, muitos raios, queda de granizo e ventania especialmente sobre Santa Catarina e no Paraná. A forte área de baixa pressão atmosférica que atua entre o Brasil, o Paraguai, o Uruguai e a Argentina, reforça uma frente fria que avança sobre o Sul do Brasil. Esta frente fria vem trazendo uma intensa massa de ar frio de origem polar que vai fazer a temperatura cair ainda mais na Região Sul durante a quarta-feira. 13 de junho.

 

Geada

A temperatura entra em declínio no Sul do Brasil nesta terça-feira, 12, mas na quarta-feira pode voltar a gear em áreas do Rio Grande do Sul por causa do frio intenso. Faz muito frio no Sul e tem previsão de geada até o domingo. Confira a previsão para a Região Sul!

 

 

 

Foto de Maira Di Giaimo, Canela (RS)

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias