Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

São Paulo tem tarde mais fria do ano

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Marcelo Pinheiro, São Paulo (SP)

5 min de leitura

Oferecido por

Uma forte massa de ar frio de origem polar avança sobre o Brasil e nesta terça-feira, 10 de julho, já causou um resfriamento muito intenso no Sul, em parte do Centro-Oeste e do Norte do Brasil e também começou a derrubar a temperatura nos estados de São Paulo, Rio De Janeiro, no Sul de Minas e no Triângulo Mineiro.

 

Tarde mais fria do ano em São Paulo

A combinação do céu nublado (falta do sol) e a presença deste ar polar forte derrubaram a temperatura na cidade São Paulo e no Rio de Janeiro. Por isso esfriou muito e a tarde do dia 10 de julho foi a mais fria do ano na capital paulista. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 15,6°C de temperatura máxima no Mirante de Santana, na zona norte de São Paulo. O recorde anterior era de 16,2°C no dia 16 de junho. 

Por volta das 13 horas, o aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, registrava apenas 11°C, mas a sensação térmica era de 8°C. Com o solzinho a partir das 16 horas, a temperatura teve uma ligeira elevação alcançando 13°C.

No Rio de Janeiro, a menor temperatura máxima deste ano foi de 21,2°C, em 15 de junho e tecnicamente não houve recorde nesta terça-feira. Mas a sensação de frio no fim da tarde era grande. Às 16 horas, ainda com tempo chuvoso, a temperatura nos aeroportos do Rio variava de 17°C a 18°C. Às 13 horas, as maiores temperaturas nos aeroportos da cidade estavam em torno dos 20°C. 

 

São Paulo deve ter recorde de frio nesta quarta

A temperatura mínima oficial em São Paulo no dia 10/7/18 foi de 11,6°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, mas não foi recorde. O recorde atual de menor temperatura na cidade de São Paulo é de 9,3°C no dia 21 de maio. Porém, a previsão é de que esfrie mais nesta quarta-feira e a madrugada de 11 de julho deve ser com novo recorde de frio na capital paulista. A Climatempo prevê mínima de 8°C para as madrugadas de 11 e 12 de julho.

 

No Rio de Janeiro também esfria mais nesta quarta-feira, 11, mas não deve ocorrer novo recorde. Segundo o INMET, a menor temperatura em 2018 até agora na capital fluminense foi de 10,6°C, no dia 26 de maio.

 

Frio pode ser recorde em BH

Já em Belo Horizonte, o ar polar ainda não era sentido até 13 horas desta terça-feira, 10. A capital mineira estava ensolarada e com calor de 27°C, na região do aeroporto da Pampulha. Mas nesta quarta-feira, 11, o vento frio polar chega ao centro de Minas Gerais e faz a temperatura baixar também em Belo Horizonte. A presença do ar polar será sentida até o fim da semana, e pode ocorrer novo recorde de frio para este ano nas madrugadas dos dias 12 e/ou 13 de julho. Segundo o INMET, a menor temperatura deste ano em BH foi de 11,2°C no dia 21 de maio.

 

Ar polar chega a Vitória

O ar frio desta nova massa de a polar vai chegar ao Espírito Santo a partir da tarde desta quarta-feira, 11 de julho,  e começa a baixar a temperatura. A tarde de 11 de julho já será com temperatura amena e até sensação de frio no centro-sul do estado, incluindo a Grande Vitória. Porém, o ar polar persiste até o fim da semana e esfria mais até o fim da semana. A madrugada da quinta-feira, 12 de julho, pode ser a mais fria de 2018 até agora em Vitória, com novo recorde de frio. Segundo o INMET, a menor temperatura na capital capixaba este ano foi de 15,4°C, em 7 de julho

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias