Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Fim de semana será quente nas praias de SP

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Juliana Wu, Bertioga (SP)

5 min de leitura

Oferecido por

Cinco frente frias passaram pelo litoral de São Paulo em agosto, até o dia 30, e a virada do tempo ocorreu justamente durante os fins de semana em quase todas. Também teremos uma frente fria no estado de São Paulo para iniciar setembro, mas o efeito da queda da temperatura e grande nebulosidade será sentido a partir da segunda-feira,  3 de setembro.

O primeiro fim de semana de setembro será com calor e muito sol. Para o sábado, tem previsão de pancadas de chuva a partir da tarde só no litoral sul, entre Peruíbe e Iguape.

 

Domingo instável

No domingo, as áreas de instabilidade de outra frente fria aumentam a nebulosidade no decorrer do dia no litoral de São Paulo e as condições para pancadas de chuva serão maiores. A região entre Iguape e Peruíbe pode ter chuva já pela manhã. Na Baixada Santista, região de Boiçucanga e algumas praias de São Sebastião podem ter pancadas de chuva a partir da tarde. Entre Caraguatatuba e Ubatuba a chance de chuva é baixa. Pode ventar forte e há risco de raios.

 

Na segunda-feira, o tempo fecha de vez em todo o litoral paulista e as praias ficam nubladas, com chuva durante várias horas e temperatura baixa.

 

 

Foto de Juliana Wu, Bertioga (SP)

 

Por que o nevoeiro se formou no litoral de SP?

Um forte nevoeiro se formou no começo da manhã desta quinta-feira, 30 de agosto entre a  região da Baixada Santista, no litoral de São Paulo e a divisa do litoral do Paraná com Santa Catarina. A visibilidade no começo da manhã ficou muito reduzida e prejudicou a operação das balsas que ligam Santos ao Guarujá.

 

A base aérea do Guarujá estava com apenas 200 metros de visibilidade às 6 horas da manhã. A visibilidade aumentou para 500 metros às 9 horas, indicando que o nevoeiro estava enfraquecendo. Às 10 horas, o nevoeiro já havia se dissipado e a visibilidade era total.

 

Nevoeiro marítimo

O nevoeiro que se formou no litoral entre São Paulo e o Paraná foi do tipo marítimo.  O nevoeiro é um fenômeno de difícil previsibilidade porque pode se formar e se dissipar a qualquer hora, em qualquer época do ano e em qualquer lugar. O fenômeno é frequentemente associado ao frio, mas ocorre também em lugares e em dias quentes.

 

Saiba mais sobre outros tipos de nevoeiro

 

Na animação de imagens captadas pelo satélite GOES 16 entre 6h45min e 11 horas de 30/8/18, o nevoeiro é visto como manchas cinzas entre a Baixada Santista e o litoral norte de Santa Catarina que se dissipam gradualmente. O aquecimento natural do ar e aumento da intensidade do vento dissipam o nevoeiro. 

 

 Nevoeiro marítimo SP 30-8-18

 

 

O nevoeiro marítimo é dos mais difíceis de prever no Brasil, pois não é frequente. A extensa nuvem baixa que se forma sobre o mar é resultante do choque entre a camada de ar frio sobre o mar e o ar mais quente que vem do continente. A temperatura da camada de ar que vai do continente para o mar, levada por certas direções de vento, é maior do que a temperatura da camada de ar que fica sobre o litoral.

 

 

Formação de nevoeiro marítimo no litoral de SP

 

Este agosto de 2018 foram observados vários eventos de nevoeiro marítimo em áreas do litoral da Região Sudeste e da Região Sul por causa da persistência de massas de ar fio de origem polar na costa do centro-sul do Brasil. Até o dia 30 de agosto, cinco frentes frias tinham avançado do Sul para o Sudeste, chegando até ao Espírito Santo, associadas a fortes massas de ar de origem polar.  

 

Nesta sexta-feira, a influência do ar frio de origem polar será menor no litoral entre São Paulo e o Paraná. Assim, a chance de formação do nevoeiro também diminui.

 

 

 

Feriado de 7 de setembro

Por enquanto, não há expectativa de nova frente fria no litoral de São Paulo para o feriado de 7 de setembro. Mas a tendência é que tenha ar frio de origem polar na costa do Sul e do Sudeste, o que vai manter a temperatura amena no litoral paulista.

De forma geral, o interior paulista tende a ter mais sol e calor no feriado de 7 de setembro do que as praias.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias