Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva na 1ª quinzena de outubro nas capitais do Sudeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Eduardo Angelo, Rio de Janeiro (RJ)

3 min de leitura

Oferecido por

A primeira quinzena de outubro fechou com pouca chuva em Belo Horizonte e em Vitória, mas um grande acumulado em São Paulo e principalmente no Rio de Janeiro. O calor também foi destaque, com novo recorde para 2018 na capital mineira, que registrou 34,1°c no dia 13 de outubro. Mas na cidade do Rio, a tarde do dia 13 foi a quarta mais quente do ano, até agora, com 37,9°C.

 

 

No Rio de Janeiro, pela medição do Alerta Rio - Prefeitura do Rio De Janeiro, do dia 1 até 15 horas de 15 de outubro choveu 216,2 mm no Alto da Boa Vista, 124,6 mm na Rocinha, 108,4 mm no Recreio dos Bandeirantes e 123,0 na Grota Funda. Na região do Alto, em 15 dias choveu 77% acima da média para outubro, que é de 138,0 mm para esta região da cidade.

 

Em São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 77,0 mm em 15 dias na região do Mirante de Santana, que correspondem a 61% da média de chuva para outubro, que é de aproximadamente 127 mm.

 

Em Belo Horizonte, a primeira quinzena de outubro foi quente e com pouca chuva. O INMET registrou alguma chuva em apenas 4 dias. O total acumulado em 15 dias foi de 33,1 mm, que representam 32% da média normal de chuva para outubro, que é de 105 mm.

 

Vitória foi a capital do Sudeste que teve menos chuva na primeira quinzena de outubro. O INMET registrou 28,2 mm, que correspondem a apenas 23% da média de chuva para outubro, que é de 123 mm.

 

 

Foto de Eduardo Angelo, Rio de Janeiro (RJ)

 

 

O que esperar da 2ª quinzena de outubro?

Mais três frentes frias devem avançar para costa da Região Sudeste até o fim de outubro e vão estimular áreas de instabilidade nos quatro estados. Porém, a concentração de chuva, tanto em volume como em frequência, vai continuar sendo sobre o estado de São Paulo, o centro-sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Assim, as capitais São Paulo e Rio de Janeiro serão mais privilegiadas com chuva do que Belo Horizonte e Vitória.

 

A tendência é que outubro termine com chuva dentro a um pouco acima da média em São Paulo e no Rio de Janeiro e abaixo da média para o mês em Vitória e em Belo Horizonte.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias